O JORNAL PRUDENTOPOLITANO ПРАЦЯ [PRACIA]: Uma experiência jornalística católica ucraniana de 98 anos em folkcomunicação

Autores

  • Fabio Antonio Burnat

Resumo

A cidade de Prudentópolis, na região Centro-Sul do estado do Paraná (Brasil), mantém presente a cultura ucraniana no cotidiano, do idioma nas conversas de esquina aos veículos de comunicação, como o jornal católico Праця/ Pracia. No ano de 2010, o jornal, mantido pelos sacerdotes da ordem de São Basílio Magno, comemora 98 anos de existência. Este artigo se divide em duas partes. Na primeira, apresentam-se aspectos teóricos embasados em uma discussão folkcomunicacional para o meio analisado. Salienta-se os elementos: região, tradição, credibilidade e funcionalidade. Na segunda parte, analisa-se o jornal Праця/ Pracia. Nele, são explorados, brevemente, os assuntos veiculados e a mescla das línguas ucraniana e portuguesa dos textos.

Biografia do Autor

Fabio Antonio Burnat

Jornalista em Prudentópolis/Pr. em 2008; pós-graduando da especialização em Mídia, Política e Atores Sociais da UEPG 2009/2010; e acadêmico de Direito da UEPG.

Downloads

Publicado

2010-07-06

Como Citar

BURNAT, F. A. O JORNAL PRUDENTOPOLITANO ПРАЦЯ [PRACIA]: Uma experiência jornalística católica ucraniana de 98 anos em folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 8, n. 15, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18799. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS