MINAS GERAIS - Ausência da identidade regional na (folk)gastronomia de Juiz de Fora-MG: uma leitura a partir dos veículos impressos massivos locais

Autores

  • Guilherme Moreira Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cláudia Figueiredo Modesto Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria José Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Cristina Brandão de Faria Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Esse artigo integra a pesquisa “Sabores Populares na Mídia” da Rede Folkcom sobre a presença da gastronomia em veículos midiáticos. Analisamos três jornais impressos (Tribuna de Minas, Diário Regional e JF Hoje) que circulam em Juiz de Fora-MG. Nosso recorte analítico foi o mês de agosto de 2010. Objetivamos investigar se há evidência da folkcomunicação gastronômica (aspectos comunicacionais existentes na culinária regional; representação midiática da culinária regional e apropriações mercadológicas da culinária regional). Percebemos uma ausência da identidade regional e de aspectos da folkcomunicação nos jornais juizforanos.

Downloads

Publicado

2012-10-29

Como Citar

FERNANDES, G. M.; MODESTO, C. F.; OLIVEIRA, M. J.; FARIA, M. C. B. de. MINAS GERAIS - Ausência da identidade regional na (folk)gastronomia de Juiz de Fora-MG: uma leitura a partir dos veículos impressos massivos locais. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 98–114, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18864. Acesso em: 19 abr. 2024.