BOLÍVIA - A reinvenção do São João na Bolívia. Notas sobre a introdução do chorizo na culinária junina pelo jornal El Deber

Autores

  • Anaelson Leandro de Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Os festejos juninos na América Latina foram influenciados diretamente pelos colonizadores espanhóis e portugueses que introduziram ou adaptaram ritos já existentes. A culinária também faz parte dessas comemorações com a variedade de produtos. Na Bolívia um outro produto vem sendo introduzido na gastronomia junina. Trata-se do chorizo (lingüiça) que foi incorporada pela população a partir de uma campanha de marketing. O objetivo desta comunicação é analisar como a imprensa boliviana, com recorte para o jornal El Deber, de Santa Cruz de La Sierra, vem divulgando o chorizo durante a festa de São João. A constituição do corpus levará em conta os dias que antecedem o dia de São João e dias posteriores à festa, no período de 2003 a 2007.

Downloads

Publicado

2012-10-29

Como Citar

SOUSA, A. L. de. BOLÍVIA - A reinvenção do São João na Bolívia. Notas sobre a introdução do chorizo na culinária junina pelo jornal El Deber. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 164–174, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18868. Acesso em: 18 abr. 2024.