Folkcomunicação e Literatura: sobre os modos como a fé opera na cultura de um grupo

Autores

  • Eliane Penha Mergulhão Dias UNIP e FATEC - São José dos Campos

Resumo

Este artigo discute a noção de religiosidade na cultura popular; para tanto, apresenta e analisa um recorte do texto literário de Luiz Beltrão, ancorando a análise na teoria da Folkcomunicação, tendo como objeto o conto “O penitente”. Os pressupostos teóricos foram levantados em Luiz Beltrão, Marques de Melo, Câmara Cascudo, Bourdieu. Para os estudos folkcomunicacionais, que envolvem cultura popular e religiosidade, o texto beltraniano é duplamente oportuno, já que ele contém características literárias – das realidades possíveis – sociológicas – do habitus –, descrevendo crenças de um grupo sociocultural, e elementos da folkcomunicação inseridos na própria narrativa. Sem alhear-se da cultura de outras regiões em que a religiosidade faz parte dos valores culturais, Beltrão universaliza em sua literatura a noção de religiosidade e cultura popular.

Biografia do Autor

Eliane Penha Mergulhão Dias, UNIP e FATEC - São José dos Campos

Graduada em Letras (UNIVAP), Especialista em Literatura Brasileira (UniSantanna), Mestre em Língua Portuguesa (PUCSP) e Doutora em Comunicação Social (UMESP). Docente UNIP e FATEC, unidades de São José dos Campos (SP).

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

DIAS, E. P. M. Folkcomunicação e Literatura: sobre os modos como a fé opera na cultura de um grupo. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 49–67, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19026. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS