Mamulengo, Frevo e Acorda Povo: resiliências da cultura afro-brasileira na cultura popular

Autores

  • Amaro Xavier Braga Júnior Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O artigo apresenta um ensaio a partir de notas etnográficas e análise bibliográfica, acerca das contribuições da cultura africana na formação dos festejos e folguedos da cultura popular da região Nordeste. Constrói-se em torno da idéia de como as adversidades sociais impostas aos padrões culturais africanos, pelas classes dominantes, se tornaram decisivos para o fortalecimento destes mesmos padrões ao ponto de exercerem uma ação vital na constituição da cultura popular regional. Esta ação, denominada de “Resiliência”, permite apresentar e compreender como se processou a contribuição dos negros, mesmo tendo eles, sofridos perseguições e avaliações negativas quanto a sua herança cultural. São apresentados três modelos distintos de resiliência da cultura afro-brasileira na constituição da cultura popular na folkcomunicação cinética (de Distração, Dança e Celebração), expondo a resiliência como um processo social binário de resistência e adaptação.

Biografia do Autor

Amaro Xavier Braga Júnior, Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Pernambuco

É bacharel e licenciado em Ciências Sociais, mestre e doutorando em Sociologia pela UFPE, Especialista em História da Arte e das Religiões, Artes Visuais e Gestão de EAD; Professor Assistente do Instituto de Ciências Sociais da UFAL. Atua como Pesquisador no Laboratório da Cidade e do Contemporâneo - LACC - UFAL e no Núcleo Sociedade, Cultura e Comunicação – PPGS – UFPE.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

JÚNIOR, A. X. B. Mamulengo, Frevo e Acorda Povo: resiliências da cultura afro-brasileira na cultura popular. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 68–87, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19027. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS