Os elementos folkcomunicacionais da romaria da Serra Aparecida, em Pio IX, Sertão do Piauí

Autores

  • Evandro Alberto de Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Joel Marques Cardoso
  • Orlando Maurício de Carvalho Berti Universidade Estadual do Piauí

Resumo

Este trabalho é um estudo folkcomunicacional religioso sobre a romaria em homenagem a Nossa Senhora Aparecida na cidade de Pio IX, Sertão do Piauí. Através de um estudo de campo, baseado na teoria da Folkcomunicação, destaca-se os elementos comunicacionais e folkcomunicacionais desse fenômeno, comprovando que a teoria beltraniana ainda explica vários fatos comunicacionais, principalmente ligados a fé popular sertaneja nordestina. Explica-se e analisa-se o fenômeno em si mostrando os traços folkcomunicacionais nessa romaria religiosa.

Biografia do Autor

Evandro Alberto de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Professor e pesquisador dos cursos de Jornalismo – da Faculdade R.Sá (Picos – PI), e da UESPI – Universidade Estadual do Piauí (Picos – PI). Mestre em Serviço Social pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.

Joel Marques Cardoso

Jornalista formado pelo curso de Comunicação da Faculdade R.Sá e pesquisador em Folkcomunicação.

Orlando Maurício de Carvalho Berti, Universidade Estadual do Piauí

Professor e pesquisador da UESPI (Teresina-PI), doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e bolsista da FAPEPI – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

SOUSA, E. A. de; CARDOSO, J. M.; BERTI, O. M. de C. Os elementos folkcomunicacionais da romaria da Serra Aparecida, em Pio IX, Sertão do Piauí. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 88–106, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19028. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS