História, memória e religiosidade na festa do Divino Espírito Santo em Natividade - TO

Autores

  • Poliana Macedo de Sousa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Marina Haizenreder Ertzogue Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Descreve o processo de organização e preparação da comunidade em torno da festa do Divino Espírito Santo em Natividade – TO, por meio da observação e interação com os devotos e foliões, além de sua relação com a religiosidade, espaço e lugar, relacionando com conceitos de folkcomunicação e história oral. Faz um resgate histórico do início das comemorações da festa em Portugal e sua expansão pelo continente europeu e colônias portuguesas que seguiram o modelo de “império” de Alenquer, com destaque para o Brasil. Aponta que o devoto procura o modelo divino para sentir-se próximo de sua divindade, pois a fé e a devoção dos foliões e sua relação com a festa são repassadas a cada geração.

Biografia do Autor

Poliana Macedo de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Jornalista com especialização em Cidadania e Cultura.

Marina Haizenreder Ertzogue, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora do curso de História na Universidade Federal do Tocantins e do curso de pós-graduação em Ciências do Ambiente também na UFT.

Downloads

Publicado

2013-07-02

Como Citar

DE SOUSA, P. M.; ERTZOGUE, M. H. História, memória e religiosidade na festa do Divino Espírito Santo em Natividade - TO. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 101–116, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18877. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS