As Festas Populares do Mês de Junho nas Fotografias de Periódicos Lusos e Brasileiros

Autores

  • Élmano Ricarte de Azevêdo Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Investiga-se e analisa-se a representação e a produção de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalísticas dos periódicos TribunadoNorte (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) e Correio da Manhã (Lisboa, Portugal), publicadas no mês de junho de 2012. Toma-se como base teórica e metodológica a semiótica da comunicação e a Folkcomunicação. Pressupomos que tais imagens possuem conteúdo e significados representacionais das manifestações e identidades culturais populares das festas de junho e dos santos católicos daquele mês. Busca-se identificar e analisar como as manifestações e culturas populares foram apropriadas pela mídia.

Biografia do Autor

Élmano Ricarte de Azevêdo Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, com graduação sanduíche na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, e mestrando na linha de Pesquisa de Produção de Sentido do Programa de Pós-graduação de Estudos da Mídia da UFRN.

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente e pesquisador do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Jornalista. Fotojornalista. Especialista em Antropologia. Mestre e Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Membro da REDE FOLKCOM.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

SOUZA, Élmano R. de A.; NOBRE, I. de M. As Festas Populares do Mês de Junho nas Fotografias de Periódicos Lusos e Brasileiros. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 44–57, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18891. Acesso em: 20 abr. 2024.