Os festejos juninos na mídia paranaense: Uma leitura folkcomunicacional da cobertura do tema no jornalismo impresso e televisivo

Autores

  • Karina Janz Woitowicz Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Kevin Kossar Furtado Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Eduardo Godoy Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente texto busca desenvolver uma análise da cobertura midiática dos festejos juninos no ano de 2011, a partir de uma abordagem folkcomunicacional que busca identificar algumas marcas da cultura popular nos meios de comunicação. A partir de um esquema de análise desenvolvido para contemplar as temáticas, angulações e modos de anunciar as festas populares, busca-se analisar a presença dos festejos juninos na mídia paranaense (jornais Gazeta do Povo, Folha de Londrina, Diário dos Campos e Jornal da Manhãe telejornal Paraná TV), de modo a identificar a apropriação da cultura popular como estratégia de apelo comercial, elemento noticioso ou serviço.

Biografia do Autor

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), coordenadora do Centro Folkcom de Pesquisas da UEPG, diretora científica da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação.

Kevin Kossar Furtado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, editor do site Cultura Plural.

Eduardo Godoy, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduando em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pesquisador do Centro Folkcom de Pesquisas da UEPG, editor da Revista Internacional de Folkcomunicação.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

WOITOWICZ, K. J.; FURTADO, K. K.; GODOY, E. Os festejos juninos na mídia paranaense: Uma leitura folkcomunicacional da cobertura do tema no jornalismo impresso e televisivo. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 143–161, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18898. Acesso em: 19 abr. 2024.