Copa do Mundo: a economia política como contexto para a pesquisa da folkmídia

Autores

  • Marcel Neves Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Beatriz Dornelles Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Para nossa tese de doutoramento sobre a comunicação do sentido popular da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pela imprensa de Porto Alegre (RS) temos como marco epistemológico a teoria da folkcomunicação, de Luiz Beltrão. A apropriação da economia política da cultura e da comunicação funciona como recurso metodológico para a compreensão do contexto que envolve a midiatização do megaevento esportivo pela folkmídia. Para isso, realizamos as pesquisas bibliográfica e documental, sendo que destacamos duas matérias do jornal Zero Hora para a análise de conteúdo. Como principal resultado, temos a percepção dessa interface entre a folkcomunicação e a economia política, que permitiu uma contextualização precisa para nosso trabalho sobre a comunicação social e midiática via folclore.

Biografia do Autor

Marcel Neves Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - área de Práticas e Culturas da Comunicação. Bolsista Capes/Prosup.

Beatriz Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular do PPGCom da Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) da PUCRS com Pós-Doutorado pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal).

Downloads

Publicado

2016-01-07

Como Citar

MARTINS, M. N.; DORNELLES, B. Copa do Mundo: a economia política como contexto para a pesquisa da folkmídia. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 41–55, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18977. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS