Reelaboração e Invenção nas quadrilhas juninas no Tocantins

Autores

  • Veronica Dantas Meneses Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O estudo aborda os processos de reelaboração da cultura nordestina e invenção da identidade tocantinense presentes nas quadrilhas juninas (grupos de dança folclórica) do Tocantins, especialmente em sua capital, Palmas, apoiado em estudos Folkcomunicacionais e nas premissas de Williams e De Certeau. As quadrilhas juninas do Tocantins, em especial as palmenses, têm despontado em âmbito nacional e conquistado reconhecimento dentro e fora do país, elas tanto tem movimentado setores como comércio, turismo e política regional, como se configuram como movimentos sociais que contribuem para o movimento junino se recriar e se fortalecer como forma cultural e como mobilizadora da comunidade em que estão inseridas.

Biografia do Autor

Veronica Dantas Meneses, Universidade Federal do Tocantins

Jornalista e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília. professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2016-01-07

Como Citar

MENESES, V. D. Reelaboração e Invenção nas quadrilhas juninas no Tocantins. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 116–134, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18981. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS