“O manifesto de todos nós”: a abordagem do folheto de Abraão Batista às manifestações de junho de 2013

Autores

  • Gislene Carvalho Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Resumo

No mês de junho de 2013, uma série de manifestações aconteceu no Brasil, reunindo cerca de 1 milhão de pessoas em aproximadamente 80 cidades. Essas manifestações, de alto valor-notícia, por atenderem a diversos critérios de noticiabilidade do jornalismo, foram noticiadas em uma série veículos de comunicação, incluindo as redes sociais e os folhetos de cordel. Neste trabalho, observamos a abordagem feita pelo poeta Abraão Batista no folheto “O manifesto de todos nós”, em que podemos perceber também a existência de critérios de noticiabilidade, ao mesmo tempo que acontece uma mistura entre informação e opinião, aproximando o folheto de uma crônica sobre os protestos.

Biografia do Autor

Gislene Carvalho, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Jornalista, professora de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Mestre em Estudos de Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

CARVALHO, G. “O manifesto de todos nós”: a abordagem do folheto de Abraão Batista às manifestações de junho de 2013. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 22–42, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18919. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS