Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?

Autores

  • Severino Alves de Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Vanessa Maria Santiago da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Aline de Oliveira Bonfim Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Analisaremos, sob um ponto de vista sociolinguístico, um estilo de música, o forró, especificamente os de duplo sentido, que normalmente fazem alusão à sexualidade feminina. Avaliando as conquistas femininas rumo à igualdade social, este trabalho observará como se articula a linguagem e o pensamento depreciativo dessas músicas que ignoram e ameaçam tais conquistas. Buscamos compreender especificamente como objeto de pesquisa, determinados itens do forró eletrônico, por meio dos indivíduos que são o seu motivo de popularidade – os/as ouvintes. Uma vez, que esse estilo musical é um fato acentuado no desenvolvimento de identidades e é escutado independente da classe social e nível de escolaridade. O estudo é obra de uma averiguação qualitativa, que em seu desenvolver ocorreu uma observação indireta através da técnica da análise documental, como também, as consultas às letras das músicas de forró eletrônico. E para uma melhor compreensão do conceito de folkcomunicação utilizamos uma abordagem baseada nas ideias de Beltrão, Hohfeldt e Maciel.

Biografia do Autor

Severino Alves de Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutor pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aviero-Portugal, professor associado da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) da UFRPE.

Vanessa Maria Santiago da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, cientista social e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Direitos, Cidadania e Mudanças Sociais (COMUDI).

Aline de Oliveira Bonfim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, cientista social e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Direitos, Cidadania e Mudanças Sociais (COMUDI).

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

LUCENA, S. A. de; SILVA, V. M. S. da; BONFIM, A. de O. Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 58–73, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS