O Jornalismo Cultural em perspectiva folkcomunicacional: Reflexões sobre práticas de ensino, extensão e pesquisa na formação jornalística cidadã

Autores

  • Marcelo Engel Bronosky Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Como integrar a formação profissional universitária em Jornalismo com atividades de pesquisa, extensão e, ao mesmo tempo, em sintonia com uma perspectiva de cidadania? E o que a Folkcomunicação tem a ver com o desafio que perpassa o questionamento da frase acima? O texto que segue discute alguns dos dilemas da universidade brasileira, em sua vocação profissionalizante, indicando pistas para dialogar com os três pilares da tradição acadêmica brasileira (ensino, pesquisa e extensão). E, a partir daí discute-se, a situação do Jornalismo no campo cultural em um diálogo conceitual com a Folkcomunicação. Para fins ilustrativos, as experiências discutidas são alguns projetos em andamento no Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Biografia do Autor

Marcelo Engel Bronosky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor de Jornalismo (graduação e mestrado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor de Jornalismo (graduação e mestrado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

BRONOSKY, M. E.; GADINI, S. L. O Jornalismo Cultural em perspectiva folkcomunicacional: Reflexões sobre práticas de ensino, extensão e pesquisa na formação jornalística cidadã. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 66–76, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18948. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS