A Folkcomunicação no contexto da epistemologia do sul: reflexões iniciais sobre uma descolonização das ideias

Autores

  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vânia de Vasconcelos Gico Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Reflete-se sobre as tendências epistemológicas da Folkcomunicação, a partir dos seus sinais e características pós-coloniais, de epistemologia do sul, de contra-hegemonia e de emergência científico-social. É uma reflexão elaborada a partir da pesquisa bibliográfica com base nas obras de Luiz Beltrão, José Marques de Melo e Boaventura de Sousa Santos. Compreende-se que a tendência na qual está inserida a Folkcomunicação, seja a de que nela haja a marca de uma nova forma de produzir conhecimento científico sobre o conhecimento social, popular e tradicional. Além disso, vê-se a Folkcomunicação incluída em um pensamento alternativo sobre os pensamentos alternativos, oriundos da classe subalterna, atribuindo-lhe um caráter de teoria emergente, pós colonial, tradutora, com caracteres de justiça cognitiva entre os conhecimentos, especificamente entre o conhecimento popular e o científico.

Biografia do Autor

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente e pesquisador do DECOM - Departamento de Comunicação Social e do PPgEM - Programa de PósGraduação em Estudos da Mídia, da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Vânia de Vasconcelos Gico, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cientista social. Doutora em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Sociologia da Cultura, Criação e Gestão do Conhecimento e Antropologia Cultural – Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Professora e Pesquisadora Associada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS-UFRN).

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

NOBRE, I. de M.; GICO, V. de V. A Folkcomunicação no contexto da epistemologia do sul: reflexões iniciais sobre uma descolonização das ideias. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 31–49, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18963. Acesso em: 28 mar. 2024.