Cuidado em saúde: sujeito, saberes e a opção decolonial

Autores

  • José Carlos Leite Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luiz Gustavo de Souza Lima Junior Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Este texto discute o campo de disputas em que se insere o saber de parteiras e benzedeiras. Estas, que no contexto contemporâneo são colocadas à margem tanto pelas práticas biomédicas, quanto pela obstetrícia e a profilaxia, apresentam em seus discursos estratégias de comunicação e construção de legitimidade para suas ações. Para entender como elas colaboram e transitam nos movimentos sociais foi necessário estar em contato com o que definimos por agentes do saber popular em saúde e, assim, realizar entrevistas com o teor biográfico. O que temos percebido é a interação entre os saberes da cura e do parto compõem um campo de disputas em torno das estratégias e grupos sociais que medem forças e legitimam em torno do debate.

Biografia do Autor

José Carlos Leite, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT.

Luiz Gustavo de Souza Lima Junior, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel e Mestre em História. Doutorando no PPG ECCO/UFMT. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

LEITE, J. C.; LIMA JUNIOR, L. G. de S. Cuidado em saúde: sujeito, saberes e a opção decolonial. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 50–62, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18964. Acesso em: 28 mar. 2024.