A Divisão Digital existe mesmo? Norte e Sul na era da Sociedade em Rede: O uso das tecnologias de comunicação por parte dos movimentos sociais

Autores

  • Teresa Costa Alves Universidade do Minho

Resumo

Os primeiros anos da segunda década do século XXI têm-se caracterizado pela proliferação de protestos populares de índole política por parte de grupos sociais de origem apartidária. A crise financeira e econômica mundial foi apenas o início de um período de inquietação social à escala global que parece ter-se instalado sob a égide de práticas sobre as quais urge refletir. Neste artigo, com base na teoria da Divisão Digital de Castells (2000), refletir-se-á sobre o uso dado às tecnologias da informação e comunicação por parte dos movimentos sociais recentemente envolvidos em protestos populares, tanto num contexto de país desenvolvido (Portugal e EUA) como em vias de desenvolvimento (Brasil). Quais as tecnologias mais utilizadas pelos ativistas? Quais as novas plataformas a que recorrem, ou a que novas práticas se dedicam no uso de tecnologias já existentes? Estes questionamentos serão aprofundados através da realização de entrevistas a ativistas de movimentos sociais como o Occupy e os Indignados.

Downloads

Publicado

2016-05-07

Como Citar

ALVES, T. C. A Divisão Digital existe mesmo? Norte e Sul na era da Sociedade em Rede: O uso das tecnologias de comunicação por parte dos movimentos sociais. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 19–34, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18931. Acesso em: 29 mar. 2024.