Ativismo (folk)midiático e estratégias de luta na Marcha das Vadias: recortes da ação política nas ruas e nas redes

Autores

  • Karina Janz Woitowicz Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Analisar as formas de comunicação utilizadas pela Marcha das Vadias – movimento que luta pelo enfrentamento da violência contra as mulheres que surgiu no Canadá, em 2011, e ganhou repercussão mundial – no Brasil, de modo a observar as estratégias de ativismo midiático como manifestações folkcomunicacionais. Este é o propósito do presente trabalho, que parte de uma reflexão sobre o conceito de comunicação dos marginalizados proposto por Luiz Beltrão para caracterizar as práticas comunicacionais de resistência protagonizadas pelo movimento feminista brasileiro, a partir de imagens e registros sobre a Marcha disponíveis na internet. Com base na identificação de estratégias de visibilidade do movimento nas ruas e nas redes sociais, destaca-se o caráter contra-hegemônico das mensagens populares que denunciam a violência e reivindicam o direito ao corpo.

Biografia do Autor

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Dra. do Curso de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), vice-presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Cultural e Folkcomunicação da UEPG.

Downloads

Publicado

2016-05-07

Como Citar

WOITOWICZ, K. J. Ativismo (folk)midiático e estratégias de luta na Marcha das Vadias: recortes da ação política nas ruas e nas redes. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 94–108, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18936. Acesso em: 28 mar. 2024.