Comunicação e desenvolvimento local: folk-ativismo nos movimentos sociais

Autores

  • Severino Alves de Lucena Universidade Federal da Paraíba / Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Juliana Freire Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria do Carmo Amorim Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O presente trabalho pretendeu realizar um resgaste histórico acerca do protagonismo social desempenhado pelo Cônego baiano Hildon Bandeira (1913-1984) como estrategista e animador de uma mobilização comunitária acontecida no bairro da Torre, em João Pessoa-PB, de 1970 a 1984, ano em que o religioso faleceu. Hildon Bandeira foi pioneiro ao articular poder público, imprensa, universidade, paroquianos, mecenas e moradores da localidade- a qual recebeu seu nome em homenagem- configurando um mutirão social na luta por trazer condições dignas de vida àquela população. O intuito da pesquisa foi verificar como o Cônego atuou na comunidade Padre Hildon Bandeira, enquanto folk-ativista, na promoção do desenvolvimento econômico e social endógeno e contribuiu para a construção do nível de organização e participação política presentes atualmente na localidade.

Biografia do Autor

Severino Alves de Lucena, Universidade Federal da Paraíba / Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-doutor pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aviero-Portugal, professor associado da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) da UFRPE.

Juliana Freire Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) pela UFRPE; jornalista e membro do Grupo de Pesquisa Folkcomunicação e Discursos Organizacionais da UFPB.

Maria do Carmo Amorim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) pela UFRPE; tecnóloga em Agroecologia.

Downloads

Publicado

2016-05-07

Como Citar

LUCENA, S. A. de; BEZERRA, J. F.; AMORIM, M. do C. Comunicação e desenvolvimento local: folk-ativismo nos movimentos sociais. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 154–169, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18940. Acesso em: 25 abr. 2024.