Folkcomunicação e Estudos de Recepção: O olhar de Roberto Benjamin

Autores

  • Guilherme Moreira Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-POS/UFRJ)
  • Anderson Lopes da Silva Universidade de São Paulo (ECA-USP)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i31.0003

Resumo

Este trabalho apresenta as contribuições da Folkcomunicação para os Estudos de Recepção. A partir da concepção da “nova abrangência da Folkcomunicação”, concebida pelo professor Roberto Benjamin (2000), utilizamos quatro pontos desta concepção para pensar os estudos de recepção a partir da Folkcomunicação. Assim, acreditamos que a contribuição da Folkcomunicação para os Estudos de Recepção acontece por meio: 1) a recepção na cultura folk, de elementos de sua própria cultura, processada pela mídia folk; 2) a mediação dos canais folk para a recepção da comunicação de massa; 3) a presença de traços da cultura de massa absorvidos pela cultura folk; 4) a recepção na cultura folk de elementos de sua própria cultura reprocessada pela cultura de massa. Acreditamos, desse modo, que pensar na especificidade da Folkcomunicação e seu olhar para os grupos marginalizados e os usos comunicacionais do folclore é um ganho teórico-metodológico para repensarmos os Estudos de Recepção no âmbito da América Latina.

Biografia do Autor

Guilherme Moreira Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-POS/UFRJ)

Doutorando em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-POS/UFRJ). Bolsista Capes. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM da UFJF. Jornalista profissional. Diretor Administrativo da Rede Folkcom (2013-2016).

Anderson Lopes da Silva, Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Doutorando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bolsista Capes. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM da UFPR. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade do Norte Novo de Apucarana (FACNOPAR).

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

FERNANDES, G. M.; SILVA, A. L. da. Folkcomunicação e Estudos de Recepção: O olhar de Roberto Benjamin. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 47–67, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i31.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18993. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS