A Xilogravura está na moda: vestuário, folkmarketing e desenvolvimento local na feira de artesanato de Caruaru – PE

Autores

  • Maria Luciana Bezerra da Silva -
  • Severino Alves de Lucena Filho -

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i31.0008

Resumo

Através da análise dos usos da Xilogravura Popular nordestina inserida como adorno em produtos de Moda comercializados na Feira de Artesanato de Caruaru – PE, se buscou compreender como ocorre o processo folkcomunicacional nesta convergência. Descrevendo como os feirantes se apropriam da linguagem xilográfica enquanto elemento comunicacional e mercadológico no contexto do Folkmarketing, e avaliando como este cenário contribui para o Desenvolvimento Local através do envolvimento dos sujeitos, além das possibilidades de geração de emprego e renda. A pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira de ordem bibliográfica seguida pela coleta de dados em campo. Revelou-se que os usos e significados atribuídos à Xilogravura permanecem atrelados às representações da cultura local, porém, tornaram-se evidentes as influências do global nas criações, personificadas pela inserção de elementos da cultura de massa, o que resulta em figuras híbridas, por fim, foi caracterizado um cenário complexo onde se articulam tradições e modernidades.

Biografia do Autor

Maria Luciana Bezerra da Silva, -

Mestra em Extensão Rural de Desenvolvimento Local – Posmex – Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Severino Alves de Lucena Filho, -

Pós-Doutor em Comunicação, professor do Programa Extensão Rural e Desenvolvimento Local – POSMEX, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE,

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

SILVA, M. L. B. da; LUCENA FILHO, S. A. de. A Xilogravura está na moda: vestuário, folkmarketing e desenvolvimento local na feira de artesanato de Caruaru – PE. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 133–151, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i31.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18998. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS