As finalidades da imagem do Diabo na Igreja Universal do Reino de Deus: estudo de exorcismos realizados pelos bispos Macedo, Correa e Guaracy, disponíveis no YouTube

Autores

  • Ivana Soares Paim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i32.0008

Resumo

A partir da observação e análise de alguns vídeos de exorcismos divulgados no YouTube, foram identificadas algumas finalidades da imagem do Diabo na Igreja Universal do Reino de Deus sob o viés do conceito de “acontecimento provocado”, de Charaudeau. Além de descrever essas finalidades, este artigo delineia algumas características desses exorcismos e desse Diabo, que nascem para ser televisionados, reforçando a busca por visibilidade da IURD.

Biografia do Autor

Ivana Soares Paim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.

Doutoranda em Comunicação e Semiótica no PPGCOM da Pontifícia Universidade Católica, PUC, em São Paulo e professora de artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, campus Suzano.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

PAIM, I. S. As finalidades da imagem do Diabo na Igreja Universal do Reino de Deus: estudo de exorcismos realizados pelos bispos Macedo, Correa e Guaracy, disponíveis no YouTube. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 119–132, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i32.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19014. Acesso em: 19 abr. 2024.