As Redes culturais na festa de Na. Sa. Achiropita: conexões folkcomunicacionais, mutabilidade cultural e ação local

Autores

  • Cristina Schmidt Universidade de Mogi das Cruzes - UMC.

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i32.0006

Resumo

A festividade de Nossa Senhora de Achiropita - SP é um conjunto de produtos culturais que fazem parte da vitrine turística do Estado de São Paulo. Essa expressão religiosa com 90 anos demonstra uma correlação de grupos para superação econômica e atuação comunitária. Este artigo está fundamentado na folkcomunicação e nos estudos culturais, e por meio de observação participante da festa, identifica aspectos como: as canções italianas enquanto expressão imigrante e de comercialização cultural; a festa como um repertório da identidade paulista; as redes culturais comunicativas com referência urbana e contemporânea. Constatou-se que a festa religiosa está articulada com a economia mundial e sintonizada com as tecnologias para o desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Cristina Schmidt, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC.

Doutora em Comunicação pela PUC-SP. Coordena o Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde também é professora e pesquisadora.

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Publicado

2016-10-17

Como Citar

SCHMIDT, C. As Redes culturais na festa de Na. Sa. Achiropita: conexões folkcomunicacionais, mutabilidade cultural e ação local. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 85–99, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i32.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19012. Acesso em: 19 abr. 2024.