São João da cidade do Porto e os processos folkcomunicacionais

Autores

  • Élmano Ricarte Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i33.0004

Resumo

Apresenta-se a Folkcomunicação inserida na Festa São João da cidade do Porto. Esta celebração popular homenageia São João Batista e acontece no mês de junho no norte de Portugal. Sendo assim, perguntamo-nos: quais e como são caracterizados os processos de Folkcomunicação na festa de São João na cidade do Porto? Com o objetivo de mapear simbolicamente tais processos, utilizamos a estratégia metodológica da Fotocartografia Sociocultural. Pudemos observar que os atos de comunicação naquela festa são diversos tanto ao nível de comunicação interpessoal e coletiva como também de comunicação realizada por empresas públicas e privadas.

Biografia do Autor

Élmano Ricarte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com graduação em intercâmbio na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Mestre na linha de Pesquisa de Produção de Sentido do Programa de Pós-graduação de Estudos da Mídia da UFRN. Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa - UCP, Lisboa. Investigador Júnior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura - CECC, da UCP. Investigador do Grupo de Pesquisa - Imagem, Comunicação, Cultura e Sociedade, IMACCUS, e do Grupo de Pesquisa - Pragmática da Comunicação e da Mídia, PRAGMA, ambos da UFRN. Integrante do Grupo de Estudos BOA-VENTURA - CCHLA/UFRN, em convênio com a Universidade de Coimbra-Portugal. Membro da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação - Rede FOLKCOM.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

RICARTE, Élmano. São João da cidade do Porto e os processos folkcomunicacionais. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 66–86, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i33.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19058. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS