O Retrato da Lenda - Fotojornalismo e Mistério no “Imaginário Farroupilha”

Autores

  • Andriolli de Brites da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Anelise Angeli De Carli Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i33.0002

Resumo

Investigando a cobertura de mitos e lendas pelo jornalismo, percebemos que uma questão ainda carecia de ser debatida: como se dá a produção de fotografias jornalísticas para essa temática? Quais as racionalidades operantes ao retratar este objeto, hesitando entre as pressões do campo - tais como objetividade e critérios de noticiabilidade - e o encantamento pertinente ao lendário representado? Buscamos na série de reportagens “Imaginário Farroupilha”, publicada ao longo de uma semana pelo Zero Hora em setembro de 2014, caminhos para responder a estas perguntas, Encontramos nessas fotos a recorrência de elementos composicionais e simbólicos da ascensão e da contradição, com foco no local – e não em pessoas - em face ao duplo desafio de tratar do inefável com a linguagem jornalística sem não diminuir a potência do mistério da imagem simbólica.

Biografia do Autor

Andriolli de Brites da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Mestre em Jornalismo pela UFSC. Bolsista Capes

Anelise Angeli De Carli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

COSTA, A. de B. da; CARLI, A. A. D. O Retrato da Lenda - Fotojornalismo e Mistério no “Imaginário Farroupilha”. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 26–48, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i33.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19056. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS