Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade

Autores

  • Aline Wendpap Nunes de Siqueira
  • Cibele Antônia de Souza Rodrigues
  • Jucelina Ferreira de Campos

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0002

Resumo

Este artigo apresenta os desdobramentos do Projeto “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”, financiado pelo Programa “Mais Cultura nas Escolas”, em 2014, na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande/MT. Tem por objetivo trazer à cena acadêmica as observações e discussões que emergiram deste período e se justifica na medida em que busca socializar as possibilidades transformadoras que a arte pode gerar, pois, de acordo com o PCN do Ensino Médio (1999), os estudantes podem descobrir uma pluralidade de interferências culturais e políticas atuantes nessas manifestações culturais. Assim, tendo como base a folkcomunicação, consideramos a escola um local privilegiado para o desenvolvimento local e o empoderamento de jovens marginalizados. Nesse contexto, o teatro pode desempenhar um importante papel.

Biografia do Autor

Aline Wendpap Nunes de Siqueira

Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT. Mestre em Educação pela UFMT. Comunicóloga. Atriz, DRT nº 0000436 – MT. Parceira Cultural do Programa Mais Cultura na Escola Adalgisa de Barros no Projeto: “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”.

Cibele Antônia de Souza Rodrigues

Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT. Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros (SEDUC/MT). Colaboradora do Projeto: “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”. Coordenadora do Projeto Educomunicação na escola.

Jucelina Ferreira de Campos

Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT. Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros (SEDUC/MT). Atriz, DRT nº 0000437. Coordenadora do Projeto: “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade” do Programa Mais Cultura na Escola.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

SIQUEIRA, A. W. N. de; RODRIGUES, C. A. de S.; CAMPOS, J. F. de. Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 26–41, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19072. Acesso em: 23 abr. 2024.