“100em1Dia Cuiabá”: Micropolíticas urbanas, mobilização social e ações para a cidadania

Autores

  • Heidy Bello Medina Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria Thereza de Oliveira Azevedo
  • Yuji Gushiken

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0003

Resumo

O artigo produz uma reflexão sobre o evento “100em1Dia Cuiabá”, em especial as dinâmicas comunicacionais das intervenções urbanas e das interações sociais desenvolvidas no desenvolvimento e na realização do festival voltado para a cidadania. Argumenta-se que a questão comunicacional, em sua dimensão de micropolíticas urbanas, possibilita a participação cidadã que potencializa a vida para subverter o planejamento urbanístico capitalista. Nesse sentido, as ações propostas por voluntários permitem pensar a relação entre folkcomunicação, ativismo político e cultura, ao mesmo tempo em que o trabalho coletivo se institui na memória dos indivíduos como força viva das revoluções moleculares para transformar as problemáticas cidades brasileiras. O ‘100em1DiaCuiabá’, ao colocar a cidade numa rede mundial de debates sobre cidadania, demanda considerar as dinâmicas da comunicação no bojo das práticas culturais na vida contemporânea em sua relação direta com as práticas políticas e a busca pela produção de uma vida mais subjetiva.

Biografia do Autor

Heidy Bello Medina, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO-UFMT/Cuiabá).

Maria Thereza de Oliveira Azevedo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO-UFMT/Cuiabá).

Yuji Gushiken

Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO-UFMT/Cuiabá).

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

MEDINA, H. B.; AZEVEDO, M. T. de O.; GUSHIKEN, Y. “100em1Dia Cuiabá”: Micropolíticas urbanas, mobilização social e ações para a cidadania. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 42–57, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19073. Acesso em: 20 abr. 2024.