O movimento pela democratização da comunicação no Brasil e a luta por políticas públicas na área: aproximações com a Folkcomunicação

Autores

  • Carlos Henrique Demarchi
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0004

Resumo

Em uma aproximação com as abordagens folkcomunicacionais, este artigo se propõe a discutir as demandas do movimento social brasileiro pela democratização da comunicação, que busca, junto ao governo, a garantia de espaços democráticos aos grupos marginalizados e a execução de políticas públicas para a área. A metodologia se baseia em pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise de documentos do movimento pela democratização. Conclui-se que a iniciativa é uma alternativa que emerge da sociedade civil e contribui para a circulação de ideias contra-hegemônicas diante do sistema midiático dominante.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Demarchi

Doutorando em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru. Atua como professor no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano).

Maria Teresa Miceli Kerbauy

Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru. Bolsista produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

DEMARCHI, C. H.; KERBAUY, M. T. M. O movimento pela democratização da comunicação no Brasil e a luta por políticas públicas na área: aproximações com a Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 58–68, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19074. Acesso em: 24 abr. 2024.