Museu da Energia de Salesópolis - SP: uma abordagem interdisciplinar

Autores

  • Claudio Justino da Silva
  • Andrea Rodrigues Barbosa Marinho
  • Francisco Franco
  • Luci Mendes Melo Bonini

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0014

Resumo

O objetivo desta pesquisa é descrever o museu da energia de Salesópolis, bem como como políticas culturais de preservação de patrimônio histórico, cultural, ambiental e industrial. Tem-se aqui uma abordagem interdisciplinar entre políticas públicas, ambientais, folkcomunicação, educação e turismo. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e documental. Os resultados demonstram que a criação do ecomuseu trouxe novas possibilidades para o município: o diálogo na construção da história e consequentemente da identidade, abrindo espaço também para propostas de educação, turismo e desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Claudio Justino da Silva

Advogado e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Andrea Rodrigues Barbosa Marinho

Dra. em Educação pela Universidade Nove de Julho, Diretora Pedagógica da Organização Social Episteme Paulo Freire e professora da EACH-USP Leste.

Francisco Franco

Dr. em Psicologia da Educação pela PUC-SP, professor adjunto da Universidade Braz Cubas e Docente no Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes.

Luci Mendes Melo Bonini

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Docente no Programa de Mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

SILVA, C. J. da; MARINHO, A. R. B.; FRANCO, F.; BONINI, L. M. M. Museu da Energia de Salesópolis - SP: uma abordagem interdisciplinar. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 218–237, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19084. Acesso em: 18 abr. 2024.