Desafios e atualizações nas atividades da Comissão Nacional de Folclore

Autores

  • Élmano Ricarte
  • Beatriz Lima de Paiva
  • Maria Erica de Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0016

Resumo

A obra Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo completou 60 anos em 2014. A Revista Internacional de Folkcomunicação realizou três entrevistas para recordar o aniversário desta bibliografia, cuja importância dar-se como uma referência sobre a cultura brasileira e global e é, além disso, uma das bases para a Folkcomunicação de Luiz Beltrão e os estudiosos deste pensamento. A terceira e última destas entrevistas é com Severino Vicente, presidente da Comissão Nacional do Folclore. Severino Vicente conversou com a nossa equipe sobre os desafios de manter a Comissão Nacional do Folclore ativa pelo vasto território brasileiro. Além disso, nossa entrevista com esse pesquisador da cultura popular tratou das ferramentas disponíveis na internet e sua utilidade para a Comissão.

Biografia do Autor

Élmano Ricarte

Doutorando em Ciências da Comunicação, Universidade Católica Portuguesa – UCP (Bolsista da CAPES). Graduado em Jornalismo e em Radialismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Brasil), com graduação sanduíche na UCP. Mestre na linha de Pesquisa de Produção de Sentido do Programa de Pós-graduação de Estudos da Mídia da UFRN. Investigador Júnior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura – CECC/UCP. Integrante do OBES - Observatório BOA-VENTURA de Estudos Sociais - CCHLA/UFRN, em convênio com a Universidade de Coimbra-Portugal. Membro da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação - Rede FOLKCOM.

Beatriz Lima de Paiva

Formada em Comunicação Social, habilitação em Radialismo, do departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participou da Iniciação Científica no projeto de pesquisa “As Manifestações Culturais em São Gonçalo do Amarante/RN no contexto da Epistemologia do Sul”.

Maria Erica de Oliveira Lima

Jornalista, mestre e doutora em Comunicação. Professora Associada do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (UFC). Conselheira da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

RICARTE, Élmano; PAIVA, B. L. de; LIMA, M. E. de O. Desafios e atualizações nas atividades da Comissão Nacional de Folclore. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 250–256, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19086. Acesso em: 28 mar. 2024.