A magia dos Reyes entre sincretismos culturais e a tradição católica espanhola

Sérgio Luiz Gadini

Resumo


As comemorações da festa dos reis magos na Espanha, registradas por diversos hábitos e manifestações de um sincretismo religioso e cultural, traduzem uma das abordagens da Folkcomunicação, conforme caracterização conceitual de Luiz Beltrão (1980 e 2001). Além de feriado nacional, o 6 de janeiro ibérico é marcado por desfiles de carros decorados (cabalgata) por um tema anual, entrega de presentes para crianças, hábitos alimentares (como o roscón de reyes) e, inclusive, um jogo de apostas oficial (loteria del niño), dentre outras ações e estratégias de mídia, que caracterizam as festas de reis, na Espanha. Trata-se, pelo estudo aqui apresentado, baseado em pesquisa de campo de caráter etnográfico e recortes de produções midiáticas que tematizaram a festa, de um evento que pode ser caracterizado como expressão contemporânea folkcomunicacional.

Folkcomunicação; Festa de reis; hibridismos culturais; cabalgata de reyesen Espana; Jornalismo cultural.


The celebrations of the feast of the Magi in Spain, recorded by diverse habits and manifestations of a religious and cultural syncretism, translate one of the approaches of the Folkcommunication, according to Luiz Beltrão's conceptual characterization (1980 and 2001). In addition to a national holiday, the January 6 'Iberian' is marked by parades (cavalcade) of cars decorated by an annual theme, delivery of gifts for children, eating habits (such as the "roscón de reyes") and even a gambling (lottery of the child), among other actions and media strategies that characterize the festivals of kings in Spain. This study, based on field research of ethnographic character and clippings of media productions that thematicised the party, is an event that can be characterized as a contemporary folk-communicational expression.

Folkcomunicação; Festividy of kings; cultural syncretism; cavalcade of kings in Spain; Cultural journalism.

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