A magia dos Reyes entre sincretismos culturais e a tradição católica espanhola

Autores

  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i37.0009

Resumo

As comemorações da festa dos reis magos na Espanha, registradas por diversos hábitos e manifestações de um sincretismo religioso e cultural, traduzem uma das abordagens da Folkcomunicação, conforme caracterização conceitual de Luiz Beltrão (1980 e 2001). Além de feriado nacional, o 6 de janeiro ‘ibérico’ é marcado por desfiles de carros decorados (cabalgata) por um tema anual, entrega de presentes para crianças, hábitos alimentares (como o “roscón de reyes”) e, inclusive, um jogo de apostas oficial (loteria del niño), dentre outras ações e estratégias de mídia, que caracterizam as festas de reis, na Espanha. Trata-se, pelo estudo aqui apresentado, baseado em pesquisa de campo de caráter etnográfico e recortes de produções midiáticas que tematizaram a festa, de um evento que pode ser caracterizado como expressão contemporânea folkcomunicacional. Folkcomunicação; Festa de reis; hibridismos culturais; cabalgata de reyesen Espana; Jornalismo cultural.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Jornalista, professor Dr. do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participa da Frente de Movimentos Sociais de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

GADINI, S. L. A magia dos Reyes entre sincretismos culturais e a tradição católica espanhola. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 207–221, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i37.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19148. Acesso em: 24 abr. 2024.