Brasil vexado: um agente popular no mercado global

Autores

  • Emerson Paulo Lorenço Unifamma - Maringá/PR
  • Tiago Roberto Ramos Universidade Estadual do Centro Oeste.

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0006

Resumo

RESUMO Tomando como referência a Folkcomunicação, o Folkmarketing e a Folkgastronomia, este trabalho tematiza as representações das identidades tradicionais da culinária e da cultura nordestina em cenários globalizados através da rede franchising Brasil Vexado. Nosso problema de pesquisa se materializa na pergunta: Quais os processos desenvolvidos pela marca que permitiram a inserção das identidades tradicionais da culinária e da cultura nordestina no cenário do mundo globalizado? O objetivo é esclarecer as negociações culturais e dinâmicas próprias dos processos de hibridização cultural que marcam a relação entre popular e o massivo no meio gastronômico. Para tanto, realizamos uma análise de dados acerca das estratégias mercadológicas e práticas da rede Brasil Vexado, visando mostrar as relações que a marca estabelece com o patrimônio cultural e as identidades a ele relacionadas. PALAVRAS-CHAVE Folkcomunicação; Cultura nordestina; Fast Food; Brasil Vexado.

Biografia do Autor

Emerson Paulo Lorenço, Unifamma - Maringá/PR

Publicitário formado pela Unifamma. E-mail: emerson_paulol@hotmail.com

Tiago Roberto Ramos, Universidade Estadual do Centro Oeste.

Mestre em Ciências Sociais (Universidade Estadual de Maringá), Graduado em Publicidade e Propaganda (Unicesumar). Atualmente Professor colaborador no departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro / PR. E-mail: tiagormsx@yahoo.com.br

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

LORENÇO, E. P.; RAMOS, T. R. Brasil vexado: um agente popular no mercado global. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 98–115, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19122. Acesso em: 19 abr. 2024.