A fotografia enquanto registro de um patrimônio cultural: devoção e identificação – Casa do Divino

Autores

  • Alvaro Daniel Costa CESCAGE
  • Elizabeth Johansen UEPG
  • Leonel Brizolla Monastirsky UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0003

Resumo

RESUMO A Casa do Divino, situada em Ponta Grossa (PR), foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (COMPAC) em 2004. Com atividades religiosas desde 1882, é considerada um patrimônio histórico-cultural do município e tem como característica constituir um espaço de expressão da religiosidade católica popular. A proposta deste artigo é a partir desse reconhecimento oficial da Casa do Divino como patrimônio material e como espaço de práticas devocionais, como a Festa do Divino, compreendê-la, também, como um patrimônio imaterial. O contexto (marco) teórico- metodológico apresenta breve discussão sobre patrimônio cultural, bem como a relação entre identidade e o registro fotográfico. A fotografia é compreendida enquanto representação, não só do real, mas também, do simbólico, visto que as imagens extrapolam aquilo que é visível. PALAVRAS-CHAVE Casa do Divino; Patrimônio cultural; Cultura popular; Identidade; Fotografia.

Biografia do Autor

Alvaro Daniel Costa, CESCAGE

Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Possui graduação em Bacharelado em História (UEPG) e Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente é professor de Antropologia no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Elizabeth Johansen, UEPG

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e licenciada em História pela UEPG. É professora assistente do Departamento de História da UEPG.

Leonel Brizolla Monastirsky, UEPG

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Geografia pela UFSC, Especialista em Geografia Humana pela Unicentro, Licenciado em Geografia e Bacharel em Administração de Empresas pela UEPG. É professor associado do Departamento de Geografia da UEPG.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

COSTA, A. D.; JOHANSEN, E.; MONASTIRSKY, L. B. A fotografia enquanto registro de um patrimônio cultural: devoção e identificação – Casa do Divino. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 50–65, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19119. Acesso em: 16 abr. 2024.