Da memória ao patrimônio cultural: reflexão sobre os ex-votos enquanto testemunho social

Autores

  • José Cláudio Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0002

Resumo

RESUMO O presente artigo reserva-se à apresentação do ex-voto, objeto colocado, através do ato da desobriga, em santuários católicos, em específico, nas salas de milagres, como elemento do patrimônio cultural. Aqui, um recorte das produções dos Projetos Ex-votos do Brasil e Ex-votos do México, fomentados pelo CNPq, que incursionaram em quase uma centena de salas de milagres no Brasil e no México. As salas de milagres são espaços do patrimônio cultural que trazem, dentre suas riquezas, a natureza dos ex-votos, objetos que testemunham a fé e que apresentam histórias de vidas, retratas em suportes pictóricos, fotográficos, bilhetes, esculturas, objetos orgânicos e objetos industrializados representativos de situações coletivas e individuais, verdadeiras fontes de informação que trazem histórias locais, regionais e nacional, verdadeiros vetores da memória social e do patrimônio cultural e religioso. PALAVRAS-CHAVE Ex-voto; Documento; Memória social; Patrimônio cultural.

Biografia do Autor

José Cláudio Alves de Oliveira

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias, pela UMinho, Portugal

Downloads

Publicado

2018-07-25

Como Citar

OLIVEIRA, J. C. A. de. Da memória ao patrimônio cultural: reflexão sobre os ex-votos enquanto testemunho social. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 33–49, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19118. Acesso em: 29 mar. 2024.