A televisão sob o olhar de Luiz Beltrão: apontamentos e inspirações sobre o Jornalismo de imagens

Aline Maria Grego Lins

Resumo


No final da década de 1960, artigos de Luiz Beltrão revelavam seu interesse em observar as horas e espaços destinados pela televisão às informações jornalísticas. Compreendeu, rapidamente, a capacidade que a imagem eletrônica exercia diante do espectador. Observou que a revolução tecnológica e de conteúdo, provocada pela TV, forçava uma mudança de comportamento da imprensa tanto na linguagem do noticiário quanto nas estratégias de venda. Visionário, praticamente previu o surgimento de emissoras nos moldes da CNN. Entre os pontos que Beltrão definiu como caracteres pertinentes ao jornalismo estão atualidade e promoção, que focamos nesse artigo, e, mais detidamente, na ideia de promoção, utilizada por Beltrão com pertinência, quando pensou nas possibilidades que a mensagem televisiva difundir notícias com responsabilidade social.

Jornalismo; Notícia televisiva; Atualidade; Promoção.


In the late 1960s, Professor Luiz Beltrão shared his interest in investigating the TV news coverage. He understood how the electronic image was able to influence the watcher. Beltrão observed that TV's technological and content revolution forced a behavior change of the press in both TV news language and publicity. He predicted, as a visionary, the emergence of companies of broadcasting similar CNN. Among the journalism competencies defined by Beltrão there are topicality and promotion. This article focuses on the idea of promotion, understood here in terms of the capacity of the TV spread news with social responsibility.

Journalism; TV news; Topicality; Promotion.

Texto completo:

PDF