O centenário de Luiz Beltrão e o acervo da Folkcomunicação

Autores

  • Cristina Schmidt Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i37.0004

Resumo

No ano do centenário de Luiz Beltrão é importante demarcar o território da folkcomunicação como uma teoria genuinamente brasileira e uma crescente área de pesquisas em comunicação no Brasil, na América Latina e na Europa. Também é importante destacar os 20 anos de institucionalização da Rede Folkcom, com pesquisadores focados na difusão e fortalecimento dessa disciplina. Nesse sentido, o artigo que segue traz um levantamento representativo das produções em livros sobre Folkcomunicação nos últimos 20 anos. Esse material apresenta uma categorização das obras e oferece uma possibilidade para a compreensão das pesquisas nesse período. Para isso, foram retomados o método, as classificações e reflexões realizadas à pesquisa nacional “Cartografia da Folkcomunicação: análise das obras 1998-2008”, estruturada por Marques de Melo e traz os livros produzidos até 2018. Como resultado, fica evidente que os pesquisadores e as produções ampliaram significativamente o campo, e que muitos avanços teórico-metodológicos estão sendo demarcados à disciplina. Folkcomunicação; Pesquisa; Produção científica; Metodologia.

Biografia do Autor

Cristina Schmidt, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Pós-doutora pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Mestre em Teoria e Ensino em Comunicação pela Metodista-SP, Atualmente é Coordenadora, professora e pesquisadora do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes- UMC. Coordena o Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UMC, e o Grupo de Pesquisa Comunicação, Diversidade e Cidadania CNPq/UMC. Também atua no Curso de Comunicação e Design da UMC, e nos Cursos de Direito e Pedagogia na Faculdade Bertioga – FABE. É Sócio-fundadora da Rede Brasileira de Estudos da Folkcomunicação – Rede Folkcom, Sócia da Intercom, e Diretora Administrativa da SOCICOM.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

SCHMIDT, C. O centenário de Luiz Beltrão e o acervo da Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 101–138, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i37.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19143. Acesso em: 23 abr. 2024.