Diálogo com Beltrão

Autores

  • José Marques de Melo

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i37.0001

Resumo

Este artigo reúne ideias novas e revisitadas pela memória cognitiva a partir da releitura e reescrita dos meus estudos sobre a teoria da Folkcomunicação desenvolvida por Luiz Beltrão. Como pesquisadores comunicacionais estamos avançando, mas ainda é pouco, precisamos estimular as futuras gerações. Elas seguramente vão construir o edifício de um campo do conhecimento que tenha identidade brasileira, sem perder sua vocação universal e sem renunciar ao compromisso local, convertendo cada cidadão em depositário das utopias que embalaram as gerações precedentes. Apesar de repetitivo como autor, sempre reunindo e reescrevendo ensaios produzidos sobre a Folkcomunicação, busco incentivar os mais experientes bem como os novos acadêmicos para a importância do agir pedagógico, tanto no espaço universitário quanto no espaço corporativo. O percurso literário deste ensaio em sua primeira parte revisita as raízes históricas do arquipélago cultural destacando o desafio do diálogo nacional interdisciplinar frente à nossa natureza continental. Após a contextualização, trago o perfil de Luiz Beltrão, como jornalista, professor, pesquisador e autor acadêmico e literário. Ao apresentar a Folkcomunicação como disciplina acadêmica, situada na fronteira entre o Folclore e a Comunicação, a partir da perspectiva da influência coletiva dos agentes simbólicos no contexto das comunidades periféricas, faço um alerta ao leitor/pesquisador para a necessidade de estudar criticamente, na contemporaneidade, as raízes da disciplina e mapear as fronteiras, bem como inventariar os sujeitos, objetos e cenários que margeiam o espaço Folkcomunicacional. Finalmente, expresso meu agradecimento aos integrantes da Rede FOLKCOM pela maturidade alcançada, visível no aluvião de registros sobre as incursões teóricas ou empíricas e, faço um convite para que prossigam nesta Jornada Beltraniana. Centenário Luiz Beltrão; José Marques de Melo; Folkcomunicação.

Biografia do Autor

José Marques de Melo

Foi docente fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde conquistou o título de primeiro Doutor (1973), Livre Docente (1983), Professor Titular (1987) e foi agraciado com o diploma de Professor Emérito (2001). Criou e coordenou (1996 a 2018) a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Com espírito agregador incentivou e estimulou a criação de redes de associações de pesquisadores comunicacionais como a INTERCOM, SOCICOM, IBERCOM, SOPCOM, AGACOM, CELACOM, LUSOCOM, FOLKCOM, COM_SAÚDE, ALCAR, entre outras. Como Ser acendeu nos corações e mentes dos parceiros e alunos a chama eterna da esperança douta. Como Educador nos legou um imenso aporte intelectual resultado de sua pedagogia da escuta epistêmica. (Regina Cunha, PPGCOM ECA-USP).

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

MELO, J. M. de. Diálogo com Beltrão. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 11–76, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i37.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19140. Acesso em: 19 abr. 2024.