O siriri na Contemporaneidade: reflexões sobre a espetacularização da dança no 'Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá'

Autores

  • Giordanna Laura Santos UFMT

Resumo

Este artigo pretende analisar a espetacularização e as transformações culturais ocorridas no siriri em Cuiabá, Mato Grosso; e, principalmente, observar as mudanças por meio do âmbito da estética, da poética e da performance da dança no Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá. Conclui-se que as mudanças são resignificações da cultura popular e estão diretamente ligadas à cultura da mídia. Para o presente trabalho foram usadas as pesquisas bibligráficas, utilizandos os conceitos de “sociedade de espetáculo”, de Guy Debord, “hibridização”, de Nestor Garcia Canclini e Homi K. Bhabha, e “fluxos culturais”, de Ulf Hannerz; e também pesquisas in loco, durante o Festival e entrevistas na comunidade de São Gonçalo.

Biografia do Autor

Giordanna Laura Santos, UFMT

Jornalista formada há dois anos, na Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT) e mestranda de Estudos da Cultura Contemporânea (ECCO)

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

SANTOS, G. L. O siriri na Contemporaneidade: reflexões sobre a espetacularização da dança no ’Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá’. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18820. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS