https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/issue/feed Revista ADMPG 2025-07-25T12:56:06+00:00 Luis Filippe Serpe admpg@uepg.br Open Journal Systems <p><span style="text-align: justify;">A Revista ADMPG é uma publicação acadêmico-científica de </span><strong style="text-align: justify;">fluxo contínuo e</strong> <strong style="text-align: justify;">publicação continuada, </strong><span style="text-align: justify;">editada com o patrocínio do Departamento de Administração da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa e tem como missão contribuir para o avanço do conhecimento em Administração por meio da disseminação de artigos teóricos e empíricos. O foco é o resultado de pesquisas e reflexões originais em Administração, que apresentem rigor científico, solidez teórica e análise crítica, incluindo, mas não se limitando, aos temas: Administração Pública, Empreendedorismo, Ensino em Administração, Estratégia, Estudos Organizacionais, Finanças, Gestão de Pessoas, Inovação, Logística, Marketing, Negócios Internacionais, Produção e Operações.</span></p> https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23930 Liderança, Inovação em Rede e Laboratórios de Inovação: Uma Análise Epistemológica 2024-09-17T23:12:11+00:00 Vicente Moreira vicentemoreiras@gmail.com Solange Maria da Silva solange.silva@ufsc.br <p>Este estudo realiza análises epistemológicas e sociológicas para fornecer uma compreensão multidimensional dos temas liderança, inovação em rede e laboratórios de inovação, baseadas na revisão de literatura e na escolha de artigos representativos. Os autores selecionados — Tõnurist, Kattel, Lember, Puttick, e Rodríguez e Grandinetti — foram escolhidos devido às suas contribuições substanciais e perspectivas variadas sobre inovação no setor público. A análise epistemológica identifica como metodologias e teorias específicas influenciam as abordagens dos autores, revelando uma intersecção de empirismo, racionalismo, funcionalismo e construtivismo, ilustrando a complexidade do campo. Por outro lado, a análise sociológica destaca como as origens e contextos culturais dos autores moldam suas perspectivas e abordagens. A pesquisa revela a necessidade de abordagens integradas que considerem tanto as teorias quanto as práticas, e sugere uma expansão dos estudos sobre liderança e inovação pública no Brasil, onde as particularidades culturais e institucionais podem oferecer novas perspectivas sobre o tema.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Vicente Moreira, Solange Maria da Silva https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23952 O poder de influência do marketing nas redes sociais sobre o consumidor jovem 2024-09-21T16:19:09+00:00 Bianca Cavalcanti Netto Bastos cavalcantibianca2@gmail.com Clesiane de Oliveira Carvalho ccarvalho@ufsj.edu.br <p>As diferenças nos traços de personalidade das gerações ocasionadas pelo contexto em que cada uma delas viveu resultou, ao longo do tempo, diferentes tipos de comportamentos de compra. Dessa forma torna-se de suma importância que as empresas entendam o novo padrão de consumo da sociedade atual e, a partir disso, trabalhem as possíveis tendências dos consumidores do futuro. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as características do consumidor jovem e identificar, por meio de uma pesquisa de levantamento quantitativa, qual é a rede social que tem maior poder de influência de compra sobre a geração Z, analisando dessa forma o poder de influência do marketing digital nas redes sociais sobre essa geração. A partir dos resultados foi possível perceber a extrema importância que os jovens dão para as redes sociais, sendo a rede social Instagram a que tem maior influência sobre eles. Por conta disso, as empresas atualmente precisam estar ativas nas redes sociais, principalmente no Instagram, pois é nelas que atualmente é possível produzir um marketing de maior alcance, logo, maior chance de sucesso.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Bianca Cavalcanti Netto Bastos, Clesiane de Oliveira Carvalho https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23977 POLÍTICAS PÚBLICAS INSPIRADAS EM PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARA OBTENÇÃO DE SALTOS TECNOLÓGICOS 2024-09-26T11:34:31+00:00 Thaisa Pase Machado thaisa.pase@ufms.br Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo Figueiredo adriano.figueiredo@ufms.br Márcia Maria Bortolocci Espejo Espejo marcia.bortolocci@ufms.br <p>Este estudo abordou a interação entre políticas públicas e empresas de propriedade coletiva ou <em>Township Village Enterprises – TVEs</em> para obtenção de avanços e saltos tecnológicos como estratégias de progresso econômico regional do tipo <em>leapfrogging catch-up</em>. O estudo indicou convergência dos temas pesquisados como contributos para integração de países na cadeia global de valor e consequente transição para grandes economias de mercado por meio de parcerias público-privadas.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Thaisa Pase Machado, Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo Figueiredo, Márcia Maria Bortolocci Espejo Espejo https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23928 AVALIAÇÃO DAS BARREIRAS NA GESTÃO DE ESTOQUES DO RESTAURANTE IGUARIAS COZINHA DO MAR UTILIZANDO O MÉTODO DEMATEL 2024-09-17T23:06:44+00:00 Vicente Moreira vicentemoreiras@gmail.com Daiane Branco de Jesus daianel316887@gmail.com Vitória Cavagnoli vitoria.cavagnoli@faculdadecesusc.edu.br Juliana Cristina Gallas juliana.gallas@faculdadecesusc.edu.br <p>Estratégias eficazes de gestão de estoque são vitais, uma vez que a disponibilidade do produto certo, na quantidade certa e no momento certo, influencia significativamente as decisões de compra. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar, por meio do método DEMATEL, as barreiras existentes na gestão de estoque do Restaurante Iguarias Cozinha do Mar. Trata-se de um empreendimento familiar, gerenciado por um dos membros da família, o qual conduz todo o controle de forma manual. Este estudo utilizou de uma metodologia qualitativa com estudo de caso, e a pesquisa bibliográfica e, por meio da aplicação do método DEMATEL, priorizou as barreiras identificadas, distinguindo aquelas que exercem influência (causas) e afetam diretamente outras barreiras, das que estão no grupo dos influenciados (efeitos) e sofrem influência de outros fatores. Finalmente, é apresentado um diagrama causal que define as relações de influência entre as barreiras, visando aprimorar a eficiência do sistema de gestão de estoque do restaurante. Conclui-se que a demanda sazonal interfere no processo de controle de estoque, sendo que a pesquisa apresentou como barreiras a suscetibilidade ao controle interno e externo por parte do gestor caracterizada pela cultura instalada inerente a pequenas empresas familiares.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Vicente Moreira, Daiane Branco de Jesus, Vitória Cavagnoli, Juliana Cristina Gallas https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23941 Processo decisório de policiais em ocorrências de violência doméstica: recomendações a partir de um estudo da Naturalistic Decision Making 2024-09-20T11:53:33+00:00 Rafael Bittencourt Riscarolli rafael.riscarolli@ufpr.br Alisson Fernando dos Santos Mokdse alissonmokdse@ufpr.br Monica C. Budni monica@ufpr.br Simone Cristina Ramos simone.cristina@ufpr.br <p>As organizações de segurança pública exercem papel fundamental no combate à violência contra mulheres e meninas, tema atual e relevante para a sociedade brasileira, frente ao recrudescimento dos indicadores associados ao tema. Visando contribuir com o aprimoramento da tomada de decisão por agentes policiais neste cenário, neste artigo busca-se compreender os processos macrocognitivos de policiais durante a intervenção em ocorrências de violência doméstica, utilizando a abordagem <em>Naturalistic Decision Making </em>(NDM). A coleta e tratamento de dados foi realizada por análise cognitiva da tarefa, utilizando o método de decisão crítica. Os resultados indicam semelhanças no processo decisório de policiais militares durante o atendimento de ocorrências emergenciais e pós-traumáticas de violência doméstica, sugerindo a construção de um mapa comum dos processos cognitivos dos policiais em diversos cenários de ocorrências. Como contribuições do estudo pode ser apontada a observação de que múltiplas experiências de formação e de vida são necessárias para policiais que atuam no contexto da violência doméstica, e que práticas organizacionais que promovam a manutenção de base comum de entendimento e de modelos mentais compartilhados favorecem o sucesso no processo decisório no contexto estudado.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Rafael Bittencourt Riscarolli, Alisson Fernando dos Santos Mokdse, Monica C. Budni, Simone Cristina Ramos https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23967 Características essenciais da Governança de TI 2024-09-24T18:06:25+00:00 Vitor Muniz dos Santos vitor.muniz.info@gmail.com Louisi Francis Moura louisifrancis@utfpr.edu.br <p class="ResumoTextoADMPg">Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre governança de tecnologia da informação (ITG) com o objetivo de identificar as características essenciais da ITG. A análise do portfólio de artigos indica cinco núcleos temáticos principais: (1) Importância e benefícios da ITG; (2) Alinhamento entre TI e negócios; (3) Implementação e operacionalização da ITG; (4) Processos e ferramentas de ITG; e (5) Aspectos específicos da governança de TI. Os resultados destacam a relevância estratégica da ITG, sua capacidade de gerenciar riscos e proteger contra perdas, a importância do alinhamento entre TI e objetivos de negócio, e os desafios relacionados à implementação efetiva de suas estruturas e processos, especialmente em pequenas e médias empresas. O estudo também indica oportunidades para o avanço da pesquisa em ITG, como a investigação de tecnologias emergentes e maior integração entre academia e prática gerencial. Essa revisão sistemática condensa o conhecimento sobre as características centrais da governança de TI, revelando sua importância, benefícios e formas de aplicação.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Vitor Muniz dos Santos, Louisi Francis Moura https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/24461 NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO E LEGIBILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS PARANAENSES 2024-12-23T22:03:34+00:00 Fábia Gouvêa Tomaz da Silva 20005366@uepg.br Ualace Jader Gomes 20005066@uepg.br Franciele Machado de Souza fmsouza@uepg.br Paulo César Machado Lemos pcmlemos@uepg.br <p>Este estudo tem por objetivo analisar o nível de evidenciação e legibilidade das informações socioambientais das cooperativas agropecuárias do Paraná, com base na NBC T 15. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa documental de natureza quali-quantitativa dos relatórios anuais, demonstrações financeiras, notas explicativas e Relatórios de Sustentabilidade no período de 2018 a 2022. O nível de evidenciação foi avaliado através de análise de conteúdo, enquanto o grau de legibilidade foi medido com auxílio do <em>Gunning Fog Index</em>. A amostra final foi composta por 19 cooperativas, listadas no portal da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR). Os resultados obtidos revelaram que não houve variação expressiva na evidenciação socioambiental das cooperativas durante o período. Verificou-se ainda, que os indicadores sociais foram mais evidenciados pelas cooperativas analisadas, e apresentaram um índice de legibilidade apontado como ilegível em todo período estudado pela pesquisa. Tal condição dificulta a compreensão das informações socioambientais divulgadas, podendo gerar o desinteresse dos usuários, revelando-se contraditório aos propósitos estabelecidos, os quais visam a divulgação pública e a segurança de que as cooperativas estejam aderindo às práticas socioambientais. Concluiu-se com este trabalho que as cooperativas agropecuárias do Paraná evidenciam informações socioambientais de maneira insuficiente, sendo estas em sua maioria de difícil entendimento.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Fábia Gouvêa Tomaz da Silva, Ualace Jader Gomes, Franciele Machado de Souza, Paulo César Machado Lemos https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23931 A CHAVE PARA DECISÕES INTELIGENTES: GESTÃO DE DADOS MESTRES NAS ORGANIZAÇÕES 2024-09-18T13:21:23+00:00 Ulisses Oliveira ulissesdeoliveira@ufrrj.br <p>Este estudo visa analisar a influência de uma gestão de dados mestres (MDM) eficaz nas organizações contemporâneas. Tendo como principal objetivo mostrar como dados mestres precisos e confiáveis podem otimizar a tomada de decisões, transformando-as em escolhas acertivas e bem-sucedidas. Além disso, o tema é esmiuçado afim de mostrar como uma boa gestão de dados mestres pode influenciar na competitividade das empresas, tornando-as mais ágeis, confiáveis e consistentes. A discussão sobre as vantagens de uma boa gestão de dados mestres é fomentada, revelando as diversas formas de se administrar os dados adequadamente. O artigo aborda também, através de exemplos práticos, como uma base de dados mestres de qualidade podem proporcionar às organizações um cenário propício à inovação e ao crescimento. Para isto, são oferecidas algumas recomendações de como implementar e manter um sistema de MDM.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Ulisses Oliveira https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23958 RELACIONES INTERCULTURALES EN LAS EMPRESAS: 2024-09-23T01:29:33+00:00 João Pinheiro de Barros Neto professorbarros@hotmail.com Gisele Angelo Tanabe giselletanabe755@gmail.com <p>O artigo discute os desafios da comunicação intercultural no local de trabalho, enfatizando a sua relevância num contexto globalizado. Ao investigar as dificuldades na interação entre brasileiros e estrangeiros, o estudo identifica a falta de programas de integração e inserção como os principais obstáculos. Apresentando hipóteses sobre as dificuldades na criação de vínculos e comunicação, o trabalho destaca a importância de abordagens específicas e atividades de integração para superar essas barreiras. Além disso, explora a diversidade cultural e a inclusão como processos contínuos que exigem esforço e dedicação. A pesquisa revela a predominância de elementos culturais, linguísticos e de experiências pessoais na formação de vínculos e na comunicação. Os resultados sugerem que atividades informais, cursos de línguas e eventos sociais podem promover um ambiente mais inclusivo. Com base em análises quantitativas e qualitativas, conclui-se que as relações interculturais no local de trabalho enfrentam desafios significativos, mas estratégias eficazes podem facilitar a integração e promover uma convivência mais harmoniosa. Contudo, o estudo reconhece as limitações do tamanho da amostra, enfatizando a necessidade de mais pesquisas para generalizar os resultados e melhorar as práticas organizacionais relacionadas à diversidade e inclusão cultural.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 João Pinheiro de Barros Neto, Gisele Angelo Tanabe https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/24039 FINANÇAS PESSOAIS: COMO A CRISE DA COVID-19 TRANSFORMOU A VIDA DE UNIVERSITÁRIOS 2024-10-10T02:08:08+00:00 Christine Pereira chrisvallepereira@gmail.com Fillipe Pereira Alves fillipemdz@gmail.com Ani Caroline Grigion Potrich anipotrich@gmail.com Ana Luiza Paraboni anaparaboni@gmail.com Kássia Schneider Maranhão kassiasmaranhao@gmail.com <p class="ResumoTextoADMPg"><span lang="PT" style="font-size: 12.0pt;">Diante do aumento das preocupações financeiras, especialmente entre universitários, sobre as mudanças provocadas pela crise de 2020 e considerando a diminuição da renda, torna-se necessário investigar como esses indivíduos gerenciam e controlam suas finanças. Assim, o<span style="color: black;"> presente trabalho teve como obje</span>tivo comparar a gestão das finanças pessoais dos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina antes e após o início da pandemia da Covid-19. A pesquisa foi realizada com 171 graduandos de diferentes cursos, por meio de um questionário online composto por 23 perguntas. A maioria dos respondentes era do gênero feminino e tinha entre 21 e 30 anos. Os resultados mostraram que os respondentes possuem atitudes financeiras muito boas e a maioria julgou possuir um conhecimento razoável acerca das finanças pessoais. Durante o período da pandemia, observou-se um aumento substancial, superior a 10%, na prática de gestão financeira entre os estudantes universitários. No entanto, apesar de muitos realizarem um controle financeiro, ainda falta conhecimento e persistência para continuar a planejar adequadamente seus gastos e receitas. Além disso, é importante que os respondentes revejam seus métodos de controle financeira para verificar a sua real eficiência. Recomenda-se expandir o estudo geograficamente e incluir mais descritores de gestão financeira para enriquecer as análises.</span></p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Christine Pereira, Fillipe, Ani , Ana Luiza, Kássia https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23929 Uso de algoritmo de têmpera simulada para otimizar portfólio de ações 2024-09-17T23:20:12+00:00 Wagner Igarashi wigarashi@uem.br Beatriz Avanzi Ecli bia.avanzi@gmail.com Deisy Cristina Corrêa Igarashi dccigarashi@uem.br <p>Este estudo aplica a técnica de Têmpera Simulada, um método de otimização, à gestão de portfólios de ações na B3, objetivando a maximização do retorno ajustado ao risco. Caracterizando-se como uma pesquisa experimental e aplicada, o trabalho tem como objetivo a otimização de um portfólio de ações utilizando o algoritmo de têmpera simulada, sendo realizada a análise e seleção de indicadores de desempenho financeiro, a identificação de um conjunto diversificado de ações, a implementação e ajuste do algoritmo de Têmpera Simulada para otimização de portfólios, e a realização de simulações para avaliar a eficácia da estratégia proposta. A metodologia empregada combina revisão bibliográfica com análises quantitativas, utilizando dados históricos de mercado para modelar e testar o algoritmo. Os resultados demonstram que o algoritmo de Têmpera Simulada proporciona bons resultados para a relação risco/retorno dos portfólios, superando algumas estratégias tradicionais de investimento e se mostrando como um aliado enquanto ferramenta para a tomada de decisões financeiras.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Wagner Igarashi, Beatriz, Deisy https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23945 RECLAMAÇÕES ONLINE NO BRASIL: UMA ANÁLISE ABRANGENTE DA PLATAFORMA CONSUMIDOR.GOV.BR 2024-09-20T16:51:56+00:00 Leandro Divino Miranda de Oliveira leandro-miranda92@hotmail.com Marcos Inácio Severo de Almeida misevero@yahoo.com.br Jussara Goulart da Silva profadmjussara.ufu@gmail.com <p class="Palavras-ChaveADMPg" style="text-align: justify;"><span lang="PT" style="font-weight: normal;">O estudo analisa os dados de reclamações na plataforma Consumidor.gov.br de 2015 a 2022, com o objetivo de identificar padrões demográficos dos reclamantes, setores mais frequentemente reclamados, tipos de problemas, métodos de compra e a relação entre tempo de resposta e satisfação do consumidor. Utilizando uma abordagem quantitativa, a pesquisa empregou análise estatística descritiva e analítica dos dados disponíveis. Os resultados mostram que a maioria das reclamações (48,1%) vem da região Sudeste, com São Paulo liderando o número de queixas. O perfil demográfico predominante é masculino (57,3%) e na faixa etária de 31 a 40 anos (32,7%). Setores mais reclamados incluem telecomunicações (29,8%) e serviços financeiros (25,6%), com problemas frequentes relacionados a cobranças e contestações (41,9%), contratos e ofertas (18,5%) e atendimento ao cliente (13,9%). A maior parte das reclamações (39,7%) refere-se a compras online, enquanto 19,9% ocorreram sem uma compra ou contrato, sugerindo problemas adicionais. Embora 98,9% das reclamações sejam respondidas, apenas 53,7% são finalizadas e avaliadas. Há uma correlação negativa significativa entre o tempo de resposta e a satisfação do cliente (r = -0,100; p &lt; 0,0001), indicando que atrasos afetam negativamente a percepção do serviço. As notas de satisfação são polarizadas, com notas extremas predominantes. Consumidores mais velhos tendem a ser mais críticos em suas avaliações, enquanto os mais jovens são mais generosos. O estudo sublinha a necessidade de melhorias no atendimento ao cliente e na transparência das cobranças para melhorar a satisfação e reduzir as reclamações.</span></p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Leandro Divino Miranda de Oliveira, Marcos Inácio Severo de Almeida, Jussara Goulart da Silva https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23969 Benefícios e barreiras à adoção de tecnologias da casa inteligente: uma análise da literatura 2024-09-24T23:58:01+00:00 Marina Battistella Luna maarinaluna@hotmail.com Paulo de Tarso Mendes Luna luna@cce.ufsc.br Diego de Castro Fettermann dcfettermann@gmail.com Caroline Rodriguez Vaz caroline.vaz@ufsc.br <p class="Palavras-ChaveADMPg" style="text-align: justify;"><span lang="PT" style="font-size: 12.0pt; font-weight: normal;">Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre a adoção de tecnologias associadas ao conceito de “Casa Inteligente”, explorando os benefícios, barreiras e fatores que influenciam a aceitação dessas tecnologias pelos consumidores. As casas inteligentes, equipadas com tecnologias conectadas como monitores, sensores e dispositivos de rede, permitem a automação e gestão remota do ambiente doméstico, promovendo eficiência e qualidade de vida. Grandes empresas lideram um tímido mercado, enquanto a academia busca entender melhor o impacto dessas tecnologias. Apesar do crescimento inicial impulsionado por adotantes iniciais, a adoção em massa ainda enfrenta desafios, incluindo complexidade tecnológica e barreiras de aceitação. Este estudo visa fornecer uma visão abrangente das barreiras e benefícios para orientar futuras pesquisas e estratégias de mercado, destacando a necessidade de soluções centradas no usuário e sustentáveis.</span></p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Marina Battistella Luna, Paulo de Tarso Mendes Luna, Diego de Castro Fettermann, Caroline Rodriguez Vaz https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23934 Perdas Não Técnicas como Componente Tarifário 2024-09-18T14:21:39+00:00 FELIPE VOLKMER felipevolkmer@gmail.com Jonatan Lautenschlage jonatan.lautenschlage@ufsc.br Lucas Eduardo Vieira Martins lucasevm@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O trabalho aqui apresentado traz um estudo referente aos potenciais ganhos no indicador de perdas não técnicas no âmbito das revisões tarifárias periódicas de distribuidoras de energia elétricas, concessionárias da União, utilizando-se cenários extremos e intermediários dos componentes desse indicador. Como objetivo, busca-se um ponto ótimo dos componentes do indicador influenciado por ações da própria distribuidora atrelado às curvas definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), não levando em consideração os custos inerentes das ações de cada componente, focando somente nos resultados sobre as metas do indicador e seus futuros impactos. Para tal, buscou-se na literatura, além da parte técnica definida pela ANEEL sobre a metodologia do indicador, teorias relativas ao monopólio natural do mercado de distribuição de energia elétrica e a necessidade imposta pelo ente regulador da definição de indicadores de controle com vistas ao melhor atendimento à população, garantindo qualidade com preços mais justos. Como resultado, observou-se que a metodologia de </span><em><span style="font-weight: 400;">earning share</span></em><span style="font-weight: 400;">, estabelecida para as perdas não técnicas regulatórias, incentiva que as Distribuidoras adotem uma política ativa de redução de perdas, todavia, os custos que envolvem sua adoção podem limitar o retorno financeiro da concessionária em relação à cobertura disponibilizada pela Agência Reguladora para as meta de perdas.</span></p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 FELIPE VOLKMER, Jonatan Lautenschlage, Lucas Martins https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23962 ANÁLISE DA DISTINÇÃO DA COMUNICAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DE SOFTWARE DE MARINGÁ/PR ATRAVÉS DOS MODELOS DE TRABALHO PRESENCIAL E TELETRABALHO HOME OFFICE 2024-09-23T17:49:44+00:00 Augusto Cesare de Campos Soares accsoares@uem.br Murilo Martinez Faccin murilofaccin@gmail.com <p>O estudo investigou a dinâmica da comunicação organizacional e a cultura empresarial em uma empresa de software na cidade de Maringá/PR, levando em consideração os modelos de trabalho presencial e o teletrabalho. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva qualitativa com doze funcionários da empresa, onde seis trabalham no modelo presencial e seis no modelo de teletrabalho. A partir das entrevistas, identificou-se que para ambos os modelos de trabalho não possuem dificuldade no entendimento das mensagens repassadas pela organização, ou pelos colegas, porém, pontuam a perda da agilidade da comunicação quando se é necessário o contato com os teletrabalhadores. Os resultados em relação à cultura organizacional, apontaram que embora a empresa possua os mesmos pilares para todas as unidades, os teletrabalhadores vivenciam e absorvem o conceito de cada um deles de uma forma diferente de quem está no presencial. O entendimento é o mesmo, porém por estarem à distância, necessitam por conta própria colocar em prática os valores culturais desejados pela organização. Já os trabalhadores que estão presencialmente, colocam em prática os mesmos valores culturais com seus outros colegas, pois a pressão social os faz se manter mais atentos aos comportamentos de outros colaboradores. Nesse sentido, existem sim diferenças na forma como cada modelo de trabalho se comunica e coloca em prática a cultura da empresa. Fica evidente que ambos os modelos de trabalho estão atentos às regras e valores da organização.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Palavras-chave: Teletrabalho; Cultura organizacional; Comunicação organizacional</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Augusto Cesare de Campos Soares, Murilo https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/24053 Um UM NOVO CAMPO: O IMPACTO DA DIFUSÃO TECNOLÓGICA EM UMA COOPERATIVA AGRÍCOLA 2024-10-11T18:21:35+00:00 Aldo Siatkowski siatkowski.aldo@gmail.com ALEXANDRE LONGUIM LECHINSKI alexandrelechinski9@gmail.com Myller Augusto Santos Gomes mylleraugusto@gmail.com <p>A difusão de tecnologias nas cooperativas é crucial para sua competitividade e sustentabilidade no mundo cada vez mais digital. Essa integração estratégica de ferramentas digitais traz benefícios para a cooperativa e seus cooperados, impactando diversos aspectos do negócio de ambos. A pesquisa analisou os processos de difusão tecnológica entre a cooperativa e seus cooperados, por meio de um estudo de caso, e questionário, utilizando-se teste estatístico para validação das respostas dos participantes pertencentes a produção de grãos e unidade de batata. O estudo demonstrou que a implementação de novas tecnologias na cooperativa agrícola resultou em aumentos significativos na produtividade e eficiência operacional. Economicamente, houve uma redução nos custos operacionais e um aumento na lucratividade, melhorando a qualidade dos produtos e os preços de mercado. A capacitação dos agricultores, por meio de programas de treinamento, foi essencial para a adoção eficaz das novas tecnologias. As práticas agrícolas tornaram-se mais sustentáveis, com uma redução no uso de água e insumos químicos, promovendo a conservação dos recursos naturais. No entanto, a difusão tecnológica enfrentou desafios, incluindo a resistência inicial dos agricultores tradicionais e a necessidade de investimentos financeiros significativos e suporte técnico contínuo. A longo prazo, a cooperativa mostrou-se mais resiliente às mudanças climáticas e às flutuações de mercado, estabelecendo uma base sólida para o crescimento sustentável. Como sugestão de pesquisa futura, sugeriu-se analisar o fenômeno a partir da perspectiva dos cooperados.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Aldo Siatkowski, ALEXANDRE LONGUIM LECHINSKI, Myller Augusto Santos Gomes