TEORIA DO CONHECIMENTO E TEORIA DA HISTÓRIA: APROXIMAÇÕES ENTRE HABERMAS E RÜSEN

Autores

  • João Elter Borges Miranda Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Wiliam Carlos Cipriani Barom Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Habermas, Rüsen, interesses.

Resumo

O presente trabalho tem como foco a reflexão sobre a teoria da história de Jörn Rüsen e a teoria do conhecimento de Jürgen Habermas, buscando pontos de contato, semelhanças e diferenças. Para tanto, analisaremos mais especificamente se há pontos de contato entre a proposição de Rüsen para o fundamento acerca da constituição da ciência histórica e a teoria dos interesses cognitivos inerente a teoria do conhecimento habermasiana. No que tange a problematização rüseniana para o processo de constituição dessa ciência, percebemos pontos de contato entre as reflexões habermasianas e o fator “interesses” da matriz disciplinar elaborada por Rüsen. Considerando isso, realizaremos a análise na intenção de identificar (ou não, ou em que proporção se verifica) uma possível proximidade entre Rüsen e Habermas, como Wiklund (2008, p. 42), Cerri (2011, p. 63), Duarte da Silva (2000, p.158) e Barom (2017, p. 72) já afirmaram que existem. Vale ressaltar que o presente trabalho não parte da hipótese de que as reflexões rüsenianas sobre a constituição da ciência histórica são toda e completamente de origem habermasiana. Portanto, buscaremos traçar uma resposta provisória para a possível proximidade entre Rüsen e Habermas, cuja plausibilidade precisará ser testada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Elter Borges Miranda, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), integrante do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI) e colunista na Revista Caros Amigos. Tem experiência na área de História, com ênfase em Didática da História e Teoria da História.

Wiliam Carlos Cipriani Barom, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor colaborador em prática de ensino de História na mesma universidade e integrante do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos