BANDAS MARCIAIS DE PONTA GROSSA-PR NA DÉCADA DE 1990: MEMÓRIAS DE UM IMPORTANTE MOVIMENTO MUSICAL DA SOCIEDADE PRINCESINA

Autores

  • Rafael Dalalíbera Rauski UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Raphael Guilherme de Carvalho

Palavras-chave:

bandas marciais, Ponta Grossa, década de 90, história oral.

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar um levantamento histórico das bandas marciais existentes na cidade de Ponta Grossa-PR na década de 1990. As informações foram obtidas por meio da metodologia da história oral, ou seja, entrevistas gravadas e posteriormente transcritas e divulgadas com a devida autorização. Os entrevistados foram pessoas que estiveram envolvidas no movimento das bandas marciais no tempo e espaço em questão, exercendo variados papéis, como coordenadores, maestros, músicos, professores, alunos, entre outros. As entrevistas foram direcionadas a partir de três objetivos centrais: possibilitar a memória sobre as bandas marciais existentes no município nos anos 1990; revelar os fatores que influenciaram na grande multiplicação das bandas marciais em Ponta Grossa neste período; e entender qual era o interesse principal das instituições educacionais públicas e particulares em manterem uma banda marcial em atividade. Os depoimentos revelaram que as bandas eram um aspecto marcante da sociedade princesina no período, estando presentes em diversas ocasiões: desfiles, concertos, apresentações, inaugurações, festas, etc. A participação destas corporações em desfiles cívicos e comemorativos era de interesse das escolas e da sociedade em geral. As perspectivas dos depoentes quanto ao futuro das bandas da cidade e as possíveis causas para a diminuição do movimento de bandas nos dias atuais também se faz presente neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Dalalíbera Rauski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Música pela UEPG. Pós Graduando em História, Arte e Cultura pela UEPG e Mestrando em Educação pela UEPG. Trabalha como professor no Conservatório Maestro Paulino Martins Alves de Ponta Grossa, professor e maestro da Banda Marcial do Colégio Marista Pio XII e professor colaborador da UEPG.

Downloads

Publicado

2015-12-05

Edição

Seção

Artigos