PROJETO DE PESQUISA: DIREITO A TERRA E CONDIÇÃO DE TRABALHO NO SUL DO MARANHÃO A PARTIR DA LIDERANÇA DE MANOEL DA CONCEIÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Conflitos, Camponês, Manoel, Maranhão.

Resumo

No Estado do Maranhão diversos conflitos surgiram principalmente pela posse de terra, especialmente na região de Pindaré Mirim, no qual havia muitas áreas devolutas e que começaram a ser ocupadas a partir da década de 1950 por trabalhadores rurais do médio Mearim e migrantes do Ceará e Piauí, que ao adentrarem no território maranhense foram abrindo novas fronteiras produtivas, formando povoações e originando municípios. Nesta localidade onde se tinha matas com grandes plantações de arroz, também se tornou notório às ameaças feitas por latifundiários a trabalhadores rurais, que se recusavam a sair das terras que estavam e que foram ocupadas pelos mesmos. Nesse contexto e período destaca-se o camponês maranhense Manoel Conceição Santos, na região do Pindaré, que juntamente com outros camponeses, organizaram os trabalhadores rurais daquela região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronísia Mara Moura Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA-UEPG

Ronísia Mara Moura Silva, aluna do Programa de Pós- Graduação  do mestrado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Projetos