A CONTRIBUIÇÃO DO PRÉ-NATAL PARA O PARTO E NASCIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v23i2.10699

Palavras-chave:

Cuidado Pré-natal – Humanização da assistência – Educação em Saúde – Parto.

Resumo

O estudo foi realizado em maio de 2017, e teve como objetivos analisar e identificar o nível das informações a respeito do trabalho de parto e nascimento, recebidas pelas pacientes atendidas na Maternidade do Bairro Novo, durante o pré-natal, nas unidades básicas de saúde, pela atenção primária com estratificação de risco habitual sobre parto e nascimento. Tal intento foi possível por meio de pesquisas de campo e comparação a práticas de educação em saúde, levantadas para verificar a conformidade e integralidade de tais informações. A coleta das informações foi realizada durante um mês, com gestantes do terceiro trimestre de risco habitual, atendidas na Maternidade do Bairro Novo. As análises dos dados foram feitas no Software Excel, onde houve a comparação e conversão dos resultados em porcentagem. Os resultados obtidos foram utilizados para estabelecer se as informações recebidas, pelas gestantes em questão, nas unidades de saúde, estavam de acordo com as melhores práticas de educação em saúde e indicar possibilidades e caminhos para melhorias, uma vez que muitas das entrevistadas ainda apresentavam dúvidas sobre orientações nos processos do pré-natal e após o nascimento, ficando nítido que as gestantes sofriam com essa carência de informação na gestação e no seu puerpério.

Biografia do Autor

Priscila Possidonio, Faculdades Integradas Santa Cruz

Formada no Curso de Enfermagem pelas Faculdades Integradas Santa Cruz. Atualmente trabalha como técnica de enfermagem na Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAES).

Patricia Andreia Dombrowski, Faculdades Integradas Santa Cruz e PUC-PR

Docente do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Santa Cruz. Também ocupa o cargo de professora adjunta na PUC-PR.

Downloads

Publicado

2018-11-23