ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO COMO EDUCADOR EM SAÚDE DE PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLA DE ENSINO INFANTIL
Resumo
Introdução: Os acidentes infantis são uma importante fonte de preocupação por serem causas crescentes de mortalidade e invalidez no Brasil. Nesse contexto, faz-se necessário o conhecimento básico em primeiros socorros (PS), uma vez que são fundamentais ao salvamento de vidas e redução de sequelas, muitas vezes, irreversíveis. No ambiente escolar, geralmente, o professor é o primeiro a presenciar o acidente, sendo importante que esteja apto a efetuar uma assistência imediata e de qualidade. Objetivo: Identificar o nível de conhecimento em PS dos professores da Educação Infantil de uma escola privada, localizada na cidade de Curitiba (PR). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação, com caráter descritivo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola privada de Educação Infantil, localizada no município de Curitiba (PR). A amostra foi composta por 11 colaboradores, de idade superior a 18 anos, vinculados à instituição há, pelo menos, três meses. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas contendo nove questões semiestruturadas, além disso, realizaram-se testes simulando acidentes com as principais emergências possíveis em ambiente escolar. Resultados: Evidenciouse que a amostra não detém conhecimentos suficientes para o atendimento em PS infantil, principalmente quando realizadas as simulações. Conclusão: Observou-se que os colaboradores demonstraram dificuldades frente ao acidente infantil e, a partir dessas situações, o examinador sugeriu algumas recomendações para que a própria instituição pudesse buscar melhorias nesse quesito. Devido ao exposto pode-se afirmar que a inclusão do enfermeiro em instituições de ensino infantil, mesmo que ocasionalmente, pode influenciar diretamente o atendimento, em saúde, a essas crianças.
Palavras-chaves: Primeiros Socorros; Educação em saúde; Enfermagem.
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