GROWTH OF INTESTINAL VILLI AND CRYPTS OF CHICKENS AND RATS DURING EMBRYONIC AND POSTNATAL DEVELOPMENT. A COMPARATIVE STUDY USING MORPHOMETRIC PARAMETERS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Publ.Biologicas.v.29.0001Resumo
O desenvolvimento das vilosidades e criptas estabelece a funcionalidade da mucosa do intestino delgado em aves e mamíferos. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo comparativo do crescimento das vilosidades e criptas entre galinhas e ratos durante o desenvolvimento. As medidas das alturas das vilosidades e das profundidades das criptas foram realizadas usando o programa Image J. Os resultados demonstraram que a formação e crescimento das vilosidades ocorreram mais cedo em galinhas que em ratos. As vilosidades estavam bem formadas em embriões de galinhas no 17th dia e atingiram o tamanho padrão de 600 μm no 14th dia após a eclosão. A formação das vilosidades ocorreu mais tarde em ratos, durante o período embrionário, e o crescimento delas foi gradual, atingindo um tamanho máximo de 500 μm no 25th dia após o nascimento. A formação e crescimento das criptas ocorreram igualmente mais cedo em galinhas que em ratos. As criptas de galinhas já estavam diferenciadas no dia da eclosão e o crescimento delas ocorreu até o 10th dia após a eclosão. Entretanto, ratos apresentaram criptas com maior profundidade que galinhas na idade adulta. Galinhas no terceiro dia após a eclosão tinham aproximadamente 92% das vilosidades e 42% das criptas com altura e profundidade acima de 250 μm e 90 μm, respectivamente. Diferentemente, ratos no terceiro dia de vida pós-natal tinham 13% das vilosidades e 4% das criptas com altura e profundidade acima de 250 μm e 60 μm, respectivamente. Essas diferenças na formação e crescimento das vilosidades e criptas entre galinhas e ratos podem estar relacionadas a distintas necessidades nutricionais logo após o nascimento.
Palavras-chave: intestino delgado, altura das vilosidades, profundidade das criptas,
desenvolvimento
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).