CIRURGIA PERIODONTAL PARA O RESTABELECIMENTO DAS DISTÂNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE UM CASO CLÍNICO (PERIODONTAL SURGERY FOR BIOLOGICAL WIDTH RE-ESTABLISHMENT: A CASE REPORT)
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v6i1.260Resumo
Situações clínicas em que temos términos de preparos subgengivais, nem sempre nos permitem realizar os procedimentos restauradores dentro dos adequados padrões técnicos e biológicos. Faz-se necessário, muitas vezes, procedimentos cirúrgicos periodontais para viabilizar os procedimentos restauradores. O periodonto quando sadio apresenta uma distância biológica que compreende o espaço entre a base do sulco gengival histológico e a crista óssea alveolar. Este deve ser respeitado durante os procedimentos restauradores, para que se tenha manutenção da saúde periodontal. Várias técnicas cirúrgicas periodontais podem ser utilizadas para o restabelecimento das distâncias biológicas. Entre elas temos: gengivectomia e retalhos periodontais, com ou sem osteotomia. Este trabalho se propõe a apresentar a técnica e o resultado de um caso clínico em que foi realizada uma cirurgia periodontal para restabelecimento das distâncias biológicas com o objetivo de viabilizar o tratamento restaurador.
Palavras-chave: Cirurgia periodontal; distâncias biológicas; aumento de coroa clínica
DOI:10.5212/Publ.Biologicas.v.6i1.0007
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).