INDICADORES MICROBIOLÓGICOS DE POLUIÇÃO FECAL NA DESEMBOCADURA DA GAMBOA OLHO D’ÁGUA, PARANÁ: SUBSÍDIO PARA O MONITORAMENTO DA BALNEABILIDADE NO BRASIL - DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.17i1.0003

Autores

  • Hedda Elisabeth Kolm Universidade Federal do Paraná
  • Flávio Antunes Miquelante

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v17i1.2703

Palavras-chave:

enterobactérias, maré, balneabilidade, gamboa

Resumo

Estudos de contaminação, através de análises de coliformes totais e termotolerantes, em águas de recreação, são importantes tanto para a saúde humana quanto para a qualidade ambiental. Foi objetivo deste estudo analisar a abundância das enterobactérias na desembocadura da Gamboa Olho d’Água e praia adjacente, em diferentes alturas da maré (preamar e baixa-mar), correlacionando-as com parâmetros ambientais (salinidade, temperatura, potencial hidrogeniônico, oxigênio dissolvido e precipitação). Para isso foram realizadas, entre dezembro de 2003 e janeiro de 2005, cinco coletas de água superficial em três pontos (um na gamboa e dois na praia adjacente), nas preamares e baixa-mares. Os coliformes totais e termotolerantes foram determinados pelo método dos tubos múltiplos. Os dados de precipitação e de alturas de marés foram cedidos pelo Laboratório de Física Marinha do Centro de Estudos do Mar da UFPR. No período estudado os menores valores de salinidade, pH, oxigênio dissolvido e maiores de coliformes totais e termotolerantes foram registrados na gamboa. Nos demais pontos foram observados grandes reduções destes micro-organismos pela miscigenação da água da gamboa com a do mar adjacente. Comparando todos os pontos, não foram constatadas grandes diferenças na variabilidade de coliformes entre as marés. Entretanto, comparando-se somente os da praia, a contaminação fecal foi significativamente maior (p = 0,039) durante a baixa-mar, principalmente nos períodos de alta pluviosidade. Sugere-se, portanto, que doravante as coletas de monitoramento de balneabilidade levem em consideração a altura da maré e os índices pluviométricos.

Biografia do Autor

Hedda Elisabeth Kolm, Universidade Federal do Paraná

Professora de Microbiologia Ambiental Marinha, lotada no Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná desde 1985.

Downloads

Publicado

2012-03-27