PERFIL DA SAÚDE BUCAL E PRESENÇA DE CANDIDA NA CAVIDADE BUCAL DE PACIENTES ATENDIDOS NAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DA UEPG (ORAL HEALTH AND THE PRESENCE OF CANDIDA IN THE ORAL CAVITY OF PATIENTS UNDER TREATMENT IN DENTAL CLINICS OF UEPG)
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v8i1.280Resumo
As doenças bucais mais freqüentes são causadas por microrganismos endógenos, que expressam seu potencial patogênico quando encontram condições favoráveis à sua proliferação. Para se verificar o perfil de saúde bucal e a presença de Candida na cavidade foram realizados exames clínicos intraorais, anamnese e coleta de saliva de 233 pacientes que procuraram atendimento nas clínicas odontológicas da UEPG. Dos 233 pacientes, 149 eram do sexo feminino e 84 do masculino, com média de idade de 33.21±12.30 anos. As principais queixas desses pacientes foram “tratamento” e dor. O exame clínico demonstrou que 80% dos pacientes apresentavam higiene bucal regular ou deficiente. Candida foi isolada da cavidade bucal de 51,50% dos pacientes e em maior quantidade naqueles usuários de próteses. Os resultados demonstram que os níveis de higiene bucal são baixos nesses pacientes; estes só procuram atendimento quando infecções como cárie e doença periodontal já estão instaladas e que o risco de desenvolvimento de infecções oportunistas, como a candidose é alto. Faz-se necessário que medidas de esclarecimento e incentivo sejam adotadas, para a manutenção da saúde bucal.
Palavras-chave: Candida; Candidose Bucal; saúde bucal
DOI:10.5212/Publ.Biologicas.v.8i1.0005
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).