Motivação no controle do biofilme dental e o aprendizado em relação à saúde bucal em escolares
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v18i2.2957Palavras-chave:
Educação em saúde. Pré escolar. Índice de higiene oral. Motivação.Resumo
A escola é um ambiente propício para o desenvolvimento de programas de saúde e a implementação de medidas preventivas, como hábitos de higiene bucal e dieta saudável. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia da estratégia motivacional em saúde bucal em escolares. Para isso foram avaliados o índice de higiene oral e o nível de conhecimento de saúde bucal de crianças regularmente matriculadas no ensino fundamental de uma escola pública no primeiro semestre de 2010. A população que foi estudada participou de seis sessões de motivação em Saúde Bucal, onde foram apresentadas palestras, desenhos, teatros, escovações que motivaram o auto-cuidado bucal. Os dados foram avaliados estatisticamente e pode-se perceber que em relação à pergunta sobre o conhecimento da doença cárie notou-se o impacto positivo, o IHOS teve diferença estatisticamente significante após as sessões de motivação (Z=-3,23 e p=0,001). Concluiu-se que a estratégia de motivação aumentou o conhecimento de questões específicas em saúde bucal sendo que as questões de senso comum tiveram o seu efeito estável ou a resposta positiva com adesão aumentada, e foi eficaz para reduzir o índice de placa.
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