QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS FATORES DE CRESCIMENTO IL-6, TGF-B, VEGF E B-FGF NO SOBRENADANTE DE CULTURA DE MIELOMA MULTIPLO. UMA CORRELAÇÃO COM O MICROAMBIENTE TUMORAL - DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.16i2.0003
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v16i2.3147Palavras-chave:
Mieloma múltiplo. Interleucina-6. VEGF. TGF-B. B-FGF.Resumo
O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia monoclonal de plasmócitos, caracterizado pela proliferação excessiva de plasmócitos malignos na medula óssea1. No Mieloma, a medula óssea atua como o microambiente ideal para a sobrevivência e proliferação dos plasmócitos modificados. Dentro desse microambiente, há uma complexa rede de sinalização celular envolvendo várias citocinas, conferindo sobrevivência, desenvolvimento do tumor e resistência aos quimioterápicos. O propósito desse trabalho experimental foi investigar a secreção de citocinas (IL- 6, TGF-B, VEGF e B-FGF) em uma linhagem celular de MM (RPMI 8226). As células do MM foram cultivadas em frascos de cultura contendo meio RPMI 1640 suplementado com 10% de Soro Fetal Bovino (SFB) e mantidas em incubadora de tensão de CO2 a 5% e 37ºC. A quantificação de citocinas e fatores de crescimento presentes no sobrenadante da cultura celular de mieloma múltiplo foi realizada através do método de ELISA. As citocinas mensuradas no sobrenadante celular, em especial a IL-6 e o VEGF, relacionam-se diretamente com o microambiente tumoral, promovendo a angiogênese e ativando vias de sinalização anti-apoptóticas, o que confere às células de MM características de sobrevivência e proliferação.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).